Logo R7.com
RecordPlus
Hoje em dia

Você e o Doutor: Saiba como prevenir acidentes domésticos

Os tipos mais frequentes são: quedas, queimaduras, intoxicações, cortes, ferimentos, afogamentos e choques elétricos

Você e o Doutor|Do R7

  • Google News

No quadro Você e o Doutor desta terça-feira (23), o médico Antônio Sproesser trouxe orientações de prevenção e primeiros socorros para acidentes domésticos, muito comuns nessa época do ano. Os tipos mais frequentes são: quedas, queimaduras, intoxicações, cortes, ferimentos, afogamentos e choques elétricos. É importante se atentar a crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis a esses incidentes.


Em relação às quedas, as principais causas são: escadas, pisos molhados, tapetes soltos e brinquedos espalhados pelo chão. Para se prevenir a esses acidentes, o médico orienta manter a casa organizada, usar tapetes antiderrapantes e usar corrimão não apenas em escadas, mas também em banheiros e outros lugares necessários. Além disso, é necessário dobrar a atenção com idosos e crianças.


Em caso de acidentes com quedas, mantenha a calma e faça os primeiros socorros. A orientação é limpar o local com água e sabão, colocar compressas frias e cobrir o ferimento com um curativo. Se houver suspeita de fratura, imobilize e procure ajuda médica.


Quando se fala em queimaduras, as principais causas são: panelas quentes, líquidos ferventes, ferro de passar, churrasqueira, fogos de artifício e tomadas elétricas. Os primeiros socorros para esses ferimentos incluem lavar a área com água corrente fria, não usar pasta de dente, manteiga ou café e não estourar bolhas. Se a queimadura for extensa ou profunda, procure atendimento médico.


Já as intoxicações podem ser causadas por produtos de limpeza, medicamentos, plantas ou cosméticos. Para evitar maiores problemas, não provoque o vômito, não ofereça leite ou água à vítima, procure atendimento médico imediatamente e leve a embalagem do produto ingerido para facilitar a identificação do que provocou a intoxicação.


Crianças podem se afogar até mesmo em banheiras, baldes e caixas d’água, e, por isso, é muito importante ficar atento ao nível do líquido. Em caso de afogamento, os primeiros socorros incluem chamar ajuda e tirar a vítima de dentro da água. Se tiver conhecimento, faça também a reanimação por boca a boca ou massagem cardíaca.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.