Quadrilha é presa por invadir contas de médicos gaúchos
Especialistas recomendam autenticação em dois fatores para proteger contas digitais
Fala Brasil|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Uma operação conjunta das polícias de São Paulo e Rio Grande do Sul desarticulou uma quadrilha que invadia contas de e-mail de médicos gaúchos para acessar o aplicativo Gov.br e abrir contas bancárias falsas. O grupo causou um prejuízo de pelo menos 80 mil reais às vítimas, que tinham mais de 60 anos e usavam o mesmo provedor de e-mail.
Os criminosos, com histórico de golpes em estados como Pernambuco e Amazonas, são acusados de estelionato, uso de documento falso e associação criminosa. A quadrilha era composta por uma mulher, seu marido, dois irmãos e um cunhado, com idades entre 28 e 34 anos. Eles empregavam técnicas de engenharia social para recuperar senhas de e-mail das vítimas.
A investigação começou após uma tentativa frustrada de desviar 700 mil reais de uma única vítima. Especialistas em crimes digitais ressaltam a importância do uso da autenticação em dois fatores e senhas complexas para proteger contas online, especialmente em plataformas como o Gov.br, que armazenam dados sensíveis dos cidadãos.
Assista ao vídeo - Polícia desarticula quadrilha que invadia contas de médicos gaúchos
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!


















