Logo R7.com
RecordPlus
Cidade Alerta Interior

Caso Joaquim: confira bastidores da confissão exclusiva de Guilherme Longo à Record TV Interior

Em 2016, padrasto do menino Joaquim confessou ter matado o menino com golpe de mata-leão; a entrevista à jornalista Juliana Melani repercutiu em todo o país; relembre bastidores

Cidade Alerta|Do R7, com informações do Cidade Alerta Interior, da Record TV Interior

  • Google News

A Record TV Interior está na cobertura do Caso Joaquim, que completa 10 anos sem solução em Ribeirão Preto. Esta é a primeira parte de uma reportagem especial sobre como a Record TV Interior obteve uma confissão exclusiva do principal suspeito de matar o menino Joaquim.

Está marcado para começar na próxima segunda-feira (16) no Fórum de Ribeirão Preto, o júri popular de Guilherme Longo e Natália Ponte - o padrasto e a mãe do menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, morto em novembro de 2013. Para a Record TV Interior, em 2016, Guilherme Longo confessou com exclusividade durante uma entrevista ter matado Joaquim com um golpe de mata-leão. A entrevista foi obtida pelo trabalho da jornalista e ex-produtora da Record TV Interior, Juliana Melani.


Em entrevista exclusiva à Record TV Interior, Juliana deu detalhes dos bastidores da investigação jornalística que teve como resultado a confissão de Guilherme Longo. Ela acompanhou cada desdobramento do caso e, assim que soube que o principal suspeito do crime ganharia o direito à liberdade, teve a ideia de se aproximar dele. Confira a reportagem completa do Cidade Alerta Interior, da Record TV Interior:

Quem é Guilherme Longo?


Guilherme Longo foi adotado ainda bebê e tem dois irmãos mais novos. Por demonstrar ser uma criança hiperativa, começou a praticar jiu-jitsu e, com 20 anos, deu início ao primeiro dos quatro cursos universitários que tentou fazer. Nessa época, a família descobriu que ele usava drogas. Anos depois, Guilherme abriu uma empresa de informática, mas logo decidiu morar no exterior; viajou para a Irlanda, onde trabalhou por quase 2 anos. Preocupados com o vício, os familiares decidiram que ele deveria voltar para casa.

Guilherme Longo está preso em Tremembé II desde 2018
Guilherme Longo está preso em Tremembé II desde 2018 Reprodução / Record TV

Guilherme foi internado três vezes em clínicas de tratamento para dependentes químicos. Em uma das internações, na cidade de Ipuã, ele conheceu Natália Ponte - mãe de Joaquim. Ela era psicóloga da instituição. Eles assumiram um relacionamento. A psicóloga e o filho foram morar com Guilherme, em Ribeirão Preto. O técnico em informática é acusado de matar o enteado, que era diabético, com uma superdose de insulina; o padrasto sempre negou as acusações - até conhecer Juliana.


Como aconteceu a confissão?

A confissão de Guilherme à Record TV Interior foi ao ar pela primeira vez no Balanço Geral Interior, em setembro de 2016. O vídeo, que tem mais de 40 minutos de duração, foi gravado pela jornalista sem o aparato e os equipamentos que uma equipe de reportagem costuma usar. Nele, Guilherme afirmou (confira reportagem completa acima):


“Eu estrangulei ele... sem... eu não apertei a traqueia dele né, para não machucar. Eu sabia que ia machucar. Simplesmente, é... comprimi a lateral do pescoço dele para que ele desmaiasse sem dor. Foi rápido. Foi coisa de 2, 3 segundos. (...) E aí ele desmaiou. Eu segurei ele por mais algum período de tempo, até ele não esboçar mais reação.”

(Guilherme Longo à jornalista Juliana Melani, da Record TV, em 2016)

Para que isso fosse possível, Juliana entrou em contato com Guilherme por uma rede social, 2 dias depois dele ter conseguido o direito à liberdade. Ela passou 7 meses construindo uma relação de amizade com o principal suspeito de matar Joaquim: foram mais de 3 mil mensagens trocadas durante esse período - em que a jornalista até frequentou a casa do acusado. “Logo que ele saiu, a gente viu que ele tava movimentando as redes sociais. Excluindo ou adicionando fotos, enfim. Eu mandei uma solicitação de amizade para ele, e ele aceitou”, diz Melani.

Guilherme Longo (esq)., padrasto, em foto com Natália Ponte (centro), mãe do menino Joaquim
Guilherme Longo (esq)., padrasto, em foto com Natália Ponte (centro), mãe do menino Joaquim Reprodução/ Facebook

No primeiro contato, a produtora se identificou como jornalista da Record TV Interior e, depois de alguns dias de conversa, Guilherme pediu o telefone dela. “E, no começo, foi bem devagar. Eu mandava uma pergunta e ele respondia uma pergunta por dia. A cada uma semana, eram 3 coisas que ele me respondia, bem sucinto, sempre falando da cadeia, de Tremembé. De quem ele ficou, de quem ele conheceu. Isso foi bom, porque deu para checar se ele estava falando a verdade. Como é uma cadeia de presos conhecidos, você tem acesso às histórias. Mas foi muito devagar o processo”, conta Melani.

Aproximação devagar

Os dois se falavam com frequência. E nesse período, surge um convite para que ela fosse à casa dele. Após aceitar o convite, Juliana sentiu que precisava passar segurança e ganhar ainda mais a confiança do padrasto de Joaquim. “Eu entrei com um maço de cigarro, um celular e a chave do carro. Tudo ficou em cima da mesa. Neste primeiro dia, só eu falava; eu acho que ele estava esperando para ver se alguma coisa que saiu dali, ia pro ar. A partir do momento que ele viu que não [ia sair], ele se sentiu mais seguro”, diz Melani.

Menino Joaquim, morto em 2013, em Ribeirão Preto; caso completa 10 anos sem solução
Menino Joaquim, morto em 2013, em Ribeirão Preto; caso completa 10 anos sem solução Reprodução/ Rede Record

Daquele dia em diante, Guilherme ficou mais à vontade. Falava de novos relacionamentos e sobre outros aspectos da vida pessoal. Num momento de descontração, o padrasto de Joaquim mostrou até que aprendeu a tocar violão. Durante uma nova visita à casa de Guilherme, a jornalista foi recebida com churros feitos pelo próprio Longo. Juliana fez um registro do encontro e postou nas redes sociais sem dizer onde e com quem estava. “Comigo, ele sabia que ele podia conversar, e viu que as coisas não estavam saindo dali. O que se conversava, ficava, não virava notícia”, relata Juliana.

Guilherme quase não conversava com Juliana sobre Joaquim, sendo um assunto que ele evitava. Apesar disso, a jornalista deixou nítida a intenção de gravar uma entrevista. A jornalista não tinha muitas expectativas quanto ao conteúdo da conversa e tampouco esperava uma confissão logo de cara, como aconteceu.

Juliana Melani, jornalista e ex-produtora da Record TV Interior, obteve confissão exclusiva de Guilherme Longo
Juliana Melani, jornalista e ex-produtora da Record TV Interior, obteve confissão exclusiva de Guilherme Longo Reprodução/Record TV

“Ele desde o começo sabia que eu queria uma entrevista. Nunca ficou escondido, mas havia o compromisso de não se gravar escondido (...) Eu perguntei se ele se arrependeu, e o que eu ouvi dele a princípio foi, “lógico que eu me arrependi”. Reforcei se ele tinha remorso, e ele respondeu que não sabia o que era isso”, finaliza.

Relembre o caso

Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desapareceu de casa em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em 5 de novembro de 2013. O corpo da criança foi localizado cinco dias depois boiando no Rio Pardo, em Barretos, também no interior. No mesmo dia, a mãe Natália Ponte e o padrasto Guilherme Longo foram presos.

Longo está preso desde 2018 no presídio de Tremembé, no Vale do Paraíba. Ele é acusado de matar a criança com uma superdosagem de insulina, hormônio usado pela vítima para o tratamento de diabetes. Em seguida, segundo inquérito da Polícia Civil, ele jogou o corpo em um córrego perto da casa da família. 

A mãe da criança foi libertada pela Justiça em janeiro de 2014, após conseguir um habeas corpus da Justiça. O casal foi acusado por homicídio triplamente qualificado; Natália ainda é acusada de omissão. O padrasto chegou a responder por ocultação de cadáver, mas a acusação foi derrubada por meio de um acordo de extradição com a Justiça da Espanha, para onde Guilherme Longo fugiu e foi preso após ganhar liberdade provisória em 2016. Os dois negam qualquer participação na morte da criança.

Na segunda-feira (16), a Record TV Interior exibe a segunda parte da entrevista com a jornalista Juliana Melani, contando detalhes dos bastidores da confissão exclusiva de Guilherme Longo à Record TV.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.