Especialista em história bíblica explica a importância das terras de Nabal para a trajetória de Davi
Miguel Nicolaevsky acompanhou o podcast Fora de Série até os vilarejos de Carmelo e Maom, no deserto de Zife, em Israel
Reis|Do R7
O podcast Fora de Série desta quinta-feira (17) foi até o deserto de Zife, no sul de Hebrom, em Israel, local onde Nabal (Vinícius Redd) teria vivido com Abigail (Maiara Walsh). Segundo o especialista em história bíblica Miguel Nicolaevsky, o personagem retratado em Reis era dono dos vilarejos de Carmelo e Maom, que passaram a ser de Davi (Cirillo Luna) após a morte do israelita.
“Para ter a moradia em um vilarejo [Maom] e os negócios em outra colina [Carmelo], isso representa que ele era, provavelmente, o dono de todas as terras que conectavam os dois lugares. Nabal era muito rico. Nós vemos isso também pelo número de servas que Abigail tinha”, disse Nicolaevsky.
Com a morte do israelita, Abigail se casou com Davi, e as posses do rapaz ajudaram o belemita a ter uma posição de respeito na região. “Ele era tão rico e tão bem colocado entre os príncipes de Judá que, quando Davi se posicionou em Hebrom, todos o reconheceram como aquele que devia ser o rei”, explicou o especialista.
Nicolaevsky ressaltou que a trajetória do escolhido de Deus inspira o povo de Israel até os dias de hoje, e um importante símbolo dessa história foi fixado no monte Maom. “Os judeus resolveram colocar os mesmos nomes da antiguidade nos seus vilarejos modernos: Carmelo e Maom. Esses dois locais lembram a história do rei, representado na Estrela de Davi”.
Assista ao episódio completo e descubra o significado dos símbolos que compõem a Estrela de Davi:
Acompanhe os episódios de Reis – A Perseguição, de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. E, se você perdeu as temporadas anteriores, pode acessar o PlayPlus.com para assistir na íntegra ou acompanhar o perfil no Instagram @seriereis para ficar por dentro de tudo.