Brasil faz boa estreia em esportes coletivos na Paralimpíada do Rio
País brilhou no futebol de 7, no goalball e no basquete de cadeira de rodas
Rio 2016|Do R7
O Brasil fez uma boa estreia nos esportes coletivos neste primeiro dia de disputas dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Além das quatro medalhas individuais obtidas nesta quinta-feira, na natação e no atletismo, o país anfitrião brilhou também no futebol de 7, no goalball e no basquete de cadeira de rodas.
R7 Play: assista aos programas da Record quando e onde quiser
No Estádio de Deodoro, a seleção brasileira de futebol de 7 (só a disputa no masculino) derrotou a Grã-Bretanha por 2 a 1. Embalado pela boa vitória, o time da casa volta a campo no sábado para enfrentar a Irlanda, às 19 horas.
No goalball, foram duas vitórias, uma do masculino e outra do time feminino do Brasil. Medalhistas de prata em Londres-2012, eles venceram a Suécia por 9 a 6 na Arena do Futuro, no Parque Olímpico. No mesmo local, a equipe feminina brasileira bateu os Estados Unidos por 7 a 3.
No basquete, as brasileiras arrasaram a Argentina, com um incrível placar de 85 a 19. No intervalo da partida, o time da casa já liderava o marcador com ampla vantagem: 40 a 08. A seleção feminina de basquete em cadeira de rodas volta à quadra na sexta-feira para enfrentar a Alemanha, às 15h15.
No judô, Michele Ferreira quase chegou ao pódio na categoria até 52kg. Ela foi derrotada na disputa do bronze pela argelina Cherine Abdellaoui.
O Brasil subiu ao pódio quatro vezes nesta quinta, duas vezes na natação e duas no atletismo. Na primeira modalidade, Daniel Dias levou o ouro na prova dos 200 metros na categoria S5, enquanto Ítalo Pereira levou o bronze dos 100 metros costas, na categoria S7.
No atletismo, Odair Santos conquistou pela manhã a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos, ao faturar a prata nos 5.000 metros T11 (cego total), na primeira final disputada no Engenhão. Já Ricardo Costa conquistou a medalha de ouro no salto em distância T11 (cego total).
QUADRO DE MEDALHAS - Com estes quatro pódios, o Brasil terminou o primeiro dia da Paralimpíada na quinta colocação geral. Curiosamente, é a posição que o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) estabeleceu como meta para o Rio de Janeiro.
A liderança pertence à China, que faturou nada menos que 20 medalhas neste dia de estreia na Paralimpíada. A Grã-Bretanha vem em segundo lugar, com 11, e o surpreendente Usbequistão é o terceiro, com oito, mesmo número de medalhas obtidas pelos Estados Unidos nesta quinta.