Cerimônia de encerramento homenageia ciclista morto na Rio 2016
Momento triste contrastou com a alegria das mais de duas horas de festa no Maracanã
Rio 2016|Do R7
A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos teve um único momento triste no Maracanã. Também pudera. A Rio 2016 prestou homenagem ao ciclista iraniano Bahman Golbarnezhad, que morreu no último sábado (17), em um acidente na prova de estrada da classe C4-5. O paratleta foi a primeira vítima fatal na história da competição.
Antes de fazer seu pronunciamento, o presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, mandou uma mensagem para a família do ciclista iraniano. Bolbarnezhad perdeu o controle da sua bicicleta, bateu na grade de proteção e caiu para fora do circuito de 15 km pela zona oeste do Rio. O ciclista chegou já sem vida ao hospital.
Esse foi o único momento sério da descontraída cerimônia de encerramento. Em mais de duas horas de festa, artistas de diferentes gêneros levantaram o público no Maior do Mundo. A cerimônia foi conduzida pela “voz do Google”.
“O que era impossível aconteceu”, disse Nuzman, em rápido pronunciamento. “Hoje estamos aqui fechando um ciclo mágico. O povo brasileiro mostrou responsabilidade, coragem, garra e muita determinação. Brasileiros nunca desistem.”
Agora a Rio 2016 passa a bola para Tóquio. A capital japonesa recebe a próxima edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2020.