Conheça as medalhas e o pódio dos Jogos Olímpicos de 2016
Evento foi realizado na Arena do Futuro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Rio 2016|Do R7


A curiosidade do povo brasileiro de como seriam as medalhas e também o pódio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro, chegou ao fim na tarde desta terça-feira (14). Em um evento realizado na Arena do Futuro, na Barra da Tijuca, o comitê organizador mostrou as principais novidades.
As medalhas foram produzidas pela Casa da Moeda e mais de 30% da prata e do bronze usados são reciclados. O ouro, por sua vez, é isento de mercúrio, preservando o meio-ambiente. As fitas são feitas com aproximadamente 50% de fios de garrafas pet recicladas.
Lara Amorelli, presidente da Casa da Moeda, falou sobre as medalhas paralímpicas, que pela primeira vez emitem sons. A de ouro terá o som mais forte, enquanto que a de prata será intermediário e a de bronze mais fraco.
— Queríamos inovar. Colocamos som nas medalhas paralímpicas para dar a cada atleta uma experiência diferente.
Mario Andrada, diretor de comunicação da Rio 2016, foi o responsável por abrir a cerimônia e enalteceu a importância de chegar à um pódio olímpico.
— Somente herois vão viver esse momento sublime. São três degraus, três lugares eternos.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, também compareceu ao evento e falou sobre o sonho de conquistar uma medalha olímpica.
— Quanta emoção pode um atleta ter ao receber uma medalha, o esforço de muitos anos, o trabalho feito por tanta gente em benefício dos atores principais dos Jogos.
