Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Rio 2016

Paes disse que vai recorrer de decisão que impede repasse de verba pública para Jogos Paralímpicos

Prefeito diz que pode ser necessário repasse de até R$ 150 milhões para Comitê

Rio 2016|Bruna Oliveira, do R7

Prefeito afirmou que é "obrigação" da Prefeitura judar a realização dos Jogos Paralímpicos
Prefeito afirmou que é "obrigação" da Prefeitura judar a realização dos Jogos Paralímpicos

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (15), o prefeito Eduardo Paes afirmou que vai recorrer da decisão judicial que impediu a Prefeitura de ajudar financeiramente o Comitê Rio 2016. Na última sexta (12), a Justiça Federal do Rio determinou que a prefeitura e a união não transfiram dinheiro para a entidade até que ela dê total transparência na aplicação destes recursos.

Eduardo Paes garantiu que o evento será realizado e já adiantou que pode ser necessário transferir um aporte financeiro de R$ 100 a 150 milhões para a realização dos Jogos Paralímpicos.

— Vamos recorrer dessa decisão e buscar resolver esse problema mais rápido possível. Ainda não está certo que há um déficit no comitê organizador, que há uma necessidade para Paralimpíada, estamos acompanhando. Mas o que garanti ao presidente do Comitê Olímpico Internacional é que, se houver esse déficit, a prefeitura do rio, e acho que essa é a posição do governo federal também, é garantidora da realização da Paralimpíada.

A determinação prejudica a realização dos Jogos Paralímpicos, que não tem o mesmo incentivo de patrocinadores da Olimpíada. No entanto, a Prefeitura assinou um contrato que em caso de qualquer déficit a Prefeitura cobriria as despesas. O valor sairá dos cofres da Prefeitura e, assim que for realizada a transferência dos recursos, Paes garantiu que será detalhado como a verba será aplicada.


De acordo com Paes, a Paralimpíada não pode ficar "largada".

— A prefeitura entende que não vai haver necessidade de aporte de recursos da Prefeitura no comitê organizador, mas entende que pode haver necessidade de aporte para a Paralimpíada e a gente quer garantir a realização do evento. Não vamos deixar a Paralimpíada largada.

O prefeito afirmou que vai deixar "explícito" o destino do dinheiro e que é obrigação da Prefeitura ajudar a realização dos Jogos Paralímpicos. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.