Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Rio 2016

Palco da abertura da Paralimpíada, Maracanã terá manobras radicais em megarrampa; saiba como chegar ao evento

Rio de Janeiro recebe os Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro

Rio 2016|Do R7

A Pira Paralímpica será a mesma escultura dos Jogos Olímpicos (esq.); Maracanã ganhou rampa para abertura (dir.)
A Pira Paralímpica será a mesma escultura dos Jogos Olímpicos (esq.); Maracanã ganhou rampa para abertura (dir.)

O Rio de Janeiro volta a ser a sede mundial do esporte a partir desta quarta-feira (7), quando o estádio do Maracanã será palco da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos. O escritor Marcelo Rubens Paiva, que divide a direção criativa da abertura com o artista plástico Vik Muniz e o designer Fred Gelli, afirma que a cerimônia vai "politizar e fazer chorar".

E o começo do evento promete ser radical: em alta velocidade, o atleta paralímpico Aaron Wheelz descerá, acompanhado do skatista brasileiro Bob Burnquist, uma megarrampa, com direito a fogos de artifício.

Parte da cultura das praias cariocas, o mate e o frescobol serão representados em momento da cerimônia que entram em cena guarda-sóis.

A Pira Paralímpica será a mesma escultura dos Jogos Olímpicos, esculpida pelo artista norte-americano Anthony Howe. A diferença é que, dessa vez, ela ocupará o setor leste do Maracanã.


Vaiado na abertura das Olimpíadas, o presidente Michel Temer disse que comparecerá na abertura da Paralimpíada.

Esquema de trânsito e transporte


A cerimônia de abertura começa às 17h30 no estádio do Maracanã. Os bloqueios no entorno do estádio e da Quinta da Boa Vista vão das 13h à 0h. As operações especiais contemplam pontos de bloqueio, rotas alternativas, logística operacional e acesso dos pedestres.

Somente veículos autorizados, relacionados ao evento e identificados, poderão circular nas áreas bloqueadas.


A prefeitura recomenda aos motoristas que evitem circular de carro pela região durante o evento. No caso de moradores, o acesso a áreas bloqueadas deve ser feito exclusivamente pela rua São Francisco Xavier ou pela rua Luiz Gama, com apresentação de credencial e/ou comprovante de residência.

Para chegar ao estádio, as melhores opções são o metrô (estações São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã) ou trem (estações Maracanã ou São Cristóvão).

Nesta quarta, o metrô funcionará entre 7h e 23h e as transferências das linhas 1 e 2 serão feitas no trecho entre Central do Brasil e Botafogo.

Para quem vai participar da cerimônia da abertura das Paralimpíadas, as estações Maracanã, São Cristóvão e São Francisco Xavier terão os horários estendidos em até um hora após o término da festa. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque. A linha 4 do metrô também estará em funcionamento para atender credenciados e torcedores que tenham ingresso acompanhados de qualquer cartão RioCard ou cartão do metrô (unitário ou pré-pago).

Os trens da SuperVia começam a circular a partir das 4h30 desta quarta. Os ramais Santa Cruz e Japeri funcionarão com intervalos de 15 minutos e trens paradores. Também serão feitas viagens extras em até uma hora após o término da cerimônia. Apenas as estações Central do Brasil, São Cristóvão e Maracanã estarão abertas para embarque.

Os demais ramais funcionarão com escala de sábado neste feriado, que conta com intervalo reduzido. O encerramento da operação comercial segue os horários planejados para cada ramal, que podem ser consultados no site da SuperVia ou pelo aplicativo.

A partir desta quarta até o fim das Paralimpíadas em 18 de setembro, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) terá um esquema especial de operação. O transporte começa a circular às 6h e vai até 0h.

O serviço das barcas vai funcionar com horários específicos de feriados. As linhas Charitas e Cocotá (Ilha do Governador) não funcionam. A linha Praça XV-Niterói começa a circular a partir das 5h30, com intervalos médios de 30 minutos. No trajeto inverso, de Niterói até o centro do Rio, a primeira viagem acontece às 6h. Já na linha Praça XV-Paquetá, o primeiro embarque será às 4h30, com intervalos de uma hora e meia. No sentido contrário, as barcas começam a circular às 6h, com o mesmo intervalo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.