Logo R7.com
RecordPlus
Rio 2016

Pelé não carrega tocha olímpica nesta sexta-feira em Santos, mas pode ser por um motivo especial

Rei do Futebol é cotado para acender a pira na Cerimônia de Abertura em 5 de agosto

Rio 2016|André Avelar, do R7

  • Google News
Pelé carregou a tocha de Atenas 2004
Pelé carregou a tocha de Atenas 2004

Pode a tocha olímpica passar por Santos e não ser conduzida por Pelé? Um dos grandes mistérios dos Jogos Olímpicos deve começar a ser resolvido nesta sexta-feira (22), no litoral de São Paulo. O Rei do Futebol não carregará a chama em casa, tornando-se assim ainda mais favorito para acender a pira olímpica, na Cerimônia de Abertura da Rio 2016, em 5 de agosto, no Maracanã.

A informação foi passada pelo próprio comitê organizador dos Jogos Olímpicos, ainda no começo do revezamento. Segundo o órgão, dificilmente um dos mais de 12 mil condutores da tocha estará também no momento máximo da festa, quando a Rio 2016 realmente começar. Assim como tradicionalmente acontece, o fogo foi aceso em Atenas e repassado para o Brasil no final de abril.


A partir daí, a tocha olímpica começou a cumprir uma extensa viagem por 327 cidades brasileiras. Serão de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas. Cada condutor, carrega a chama por cerca de 200 metros.

Em cerimônia realizada em Santos, já sem garantir a participação de Pelé, o secretário de Esportes, Alcidio Mello, disse que “uma grande personalidade” estará na Vila Belmiro para recepcionar a tocha. Apesar da provável presença, Pelé deve ser apenas mero observador do evento.


O Rei do Futebol inclusive já tem experiência quando o assunto é carregar a tocha olímpica. Antes de Atenas 2004, Pelé entrou com a chama olímpica no Maracanã, em um tour que percorreu o mundo. Coube ao ex-jogador de futebol também acender a pira olímpica dos Jogos Mundiais Militares, em 2011.

Alguns dos grandes nomes do esporte nacional foram supostamente eliminados da disputa para o grande momento. O ex-corredor Vanderlei Cordeiro de Lima e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt já conduziram a tocha em Brasília e Natal, respectivamente. A ex-tenista Maria Esther Bueno deve carregar a tocha no domingo, em São Paulo.


Por outro lado, um nome conhecido que passou no "teste de fogo" e, assim seria concorrente de Pelé, foi Gustavo Kuerten. O ex-tenista foi a ausência mais sentida na passagem do fogo olímpico por Santa Catarina, aumentando os rumores de que deverá estar no Maracanã. A hipótese de diversas pessoas acenderem a pira, como em Londres 2012, também não está descartada.

Programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.