Polícia Federal impede fuga de nadadores americanos
Eles tiveram os passaportes apreendidos. Polícia apura se Ryan Lochte inventou assalto
Rio 2016|Do R7
Os nadadores americanos Gunnar Bentz e Jack Conger foram impedidos pela Polícia Federal de embarcar para os Estados Unidos na noite desta quarta-feira (17).
Ambos foram localizados, já dentro de uma aeronave, no aeroporto do Galeão. Pouco antes, a Justiça brasileira havia ordenado a apreensão do passaporte dos atletas e os havia proibido de deixar o País.
A Polícia Civil do Rio investiga se é falso o assalto que o também nadador americano Ryan Lochte diz ter sofrido no final de semana. Bentz e Conger estariam com Lochte no momento do suposto assalto e devem ser ouvidos como testemunhas.
Caso fique comprovado que o roubo foi inventado, a Polícia Civil pode considerar o caso uma falsa comunicação de crime, infração prevista no artigo 340 do Código Penal, que pode levar o acusado à detenção de um a seis meses.
A Polícia Civil desconfia da versão do nadador devido a algumas contradições nos depoimentos e também às imagens das câmeras de segurança da Vila Olímpica, que mostra os atletas chegando ao alojamento aparentemente descontraídos após o suposto assalto. O vídeo foi divulgado na terça-feira (16) pelo tablóide britânico Daily Mail.
Mais cedo, a Polícia Federal confirmou que Lochte não está mais no Brasil: ele deixou o País na segunda-feira (15), antes de a Justiça determinar a apreensão de seu passaporte.