Presidente Michel Temer declara aberta primeira edição dos Jogos Paralímpicos na América Latina
Cerimônia de abertura aconteceu nesta quarta-feira (7), no Maracanã, no Rio de Janeiro
Rio 2016|Do R7
O presidente Michel Temer declarou nesta quarta-feira (7) o início dos Jogos Paralímpicos. Em mais de três horas de festa, a bonita cerimônia de abertura aconteceu no gramado do Maracanã. Essa é a primeira edição dos Jogos na Améria Latina.
Assim como na cerimônia de abertura das Olimpíadas, a participação de Temer foi discreta. Da tribuna de honra do Maracanã, ao lado de autoridades, declarou aberto os Jogos.
"Declaro aberto os Jogos Paralímpicos Rio 2016", disse Temer.
O cerimonial foi praticamente o mesmo de um mês atrás, quando ainda era presidente em exercício. Naquela oportunidade, Temer também apareceu rapidamente no telão e fez um pronunciamento para a primeira edição dos Jogos Olímpicos na América Latina.
Durante seu discurso, o presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, teve de lidar com as vaias do público presente. O dirigente saudava os governos municipal, estadual e federal quando o público se manifestou.
"Estamos juntos pela igualdade das pessoas, gente que mesmo parecendo diferente, tem o mesmo coração. Todo mundo tem um coração", disse Nuzman, na sequência de seu discurso.
Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Sir Philip Craven, destacou que não há limites para o espírito humano e o Rio será testemunha do que bravos atletas podem fazer.
"Nos próximos dias, vocês verão o real significado do esporte. Serão testemunhas de como o esporte paralímpico pode mudar o mundo", disse Sir Craven.
Sem a presença de grandes chefes de Estado do exterior, a tribuna foi ocupada por grande número de políticos do País. Além de Temer e Marcela (primeira-dama), ocupavam o espaço o Eduardo Paes (prefeito), Francisco Dornelles (governador em exercício), Luiz Fernando Pezão (governador licenciado) e os ministros José Serra (Relações Exteriores), Raul Jungmann (Defesa) e Alexandre de Moraes (Justiça e Cidadania), além de Moreira Franco (secretário-executivo do Programa de Parceria em Investimentos).
O Brasil é uma potência paralímpica e busca o inédito quinto lugar no quadro geral de medalhas da Rio 2016 – duas posições a frente de Londres 2012, quando conquistou 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes. A delegação brasileira será a maior da história, com 286 atletas (184 homens e 102 mulheres) em 22 modalidades.