Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Rio 2016

Primeiro dia útil de faixas dedicadas à família olímpica deixa trânsito lento em vias do Rio

Faixas dedicadas na linha Amarela e prioritárias na Barra causou engarrafamentos

Rio 2016|Do R7

Faixas prioritárias na avenida das Américas também deixou trânsito lento na Barra, zona oeste
Faixas prioritárias na avenida das Américas também deixou trânsito lento na Barra, zona oeste

As faixas dedicadas da linha Amarela, via expressa que liga a zona norte à Barra, exclusivas para a família olímpica, começaram a valer neste domingo (31). Nesta segunda-feira (1), o primeiro dia útil das faixas, o trânsito ficou lento no começo da manhã em toda a via. No sentido Barra, por volta de 8h, o engarrafamento ia do acesso à linha Vermelha até a avenida Ayrton Senna.

A faixa dedicada foi instalada em toda a linha Amarela e, caso os motoristas comuns invadam as faixas, serão multados em R$ 191,54, considerada gravíssima. A Prefeitura do Rio pretendia cobrar R$ 1.500, mas a Justiça não autorizou.

Na Barra da Tijuca, também houve retenção na avenida das Américas, onde as faixas são prioritárias: podem ser utilizadas por ônibus e táxis, além dos veículos credenciados.

Assista à reportagem:


Entenda a diferença entre faixas

A Prefeitura decidiu dividir as faixas olímpicas em três: as dedicadas, as prioritárias e as compartilhadas. As faixas prioritárias são as vias dos BRS da cidade e, desde o dia 25 são utilizadas apenas por ônibus, táxis e carros credenciados da família olímpica. Essas faixas são nos BRS dos bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro, sinalizadas com a marca Rio 2016 e com a faixa azul, que funcionarão 24 horas por dia. Ao todo são 60 quilômetros de extensão. Além do BRS, também são faixas prioritárias as seletivas da avenida Brasil, a avenida Niemeyer e as vias da Ilha do Fundão.


Já as faixas dedicadas, que são exclusivas para os carros da família, estão principalmente na linha Amarela.

As faixas compartilhadas podem ser usadas por qualquer veículo, mas a prefeitura pede que os motoristas deem prioridade ao transporte público.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.