Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Rio 2016

Um em cada cinco atletas do Brasil nas Paralimpíadas foi vítima de acidente de trânsito

Delegação verde-amarela conta com 287 competidores. Jogos começam nesta quarta (7)

Rio 2016|Do R7

Acidente de carro transformou a vida de Aline Rocha, competidora de corrida com cadeira de rodas
Acidente de carro transformou a vida de Aline Rocha, competidora de corrida com cadeira de rodas

Os números são alarmantes. A cada doze minutos, em média, uma pessoa morre em acidente de trânsito no Brasil. Entre as vítimas que quase entraram para esta estatística estão 50 atletas do País que competirão nas Paralimpíadas Rio 2016. Segundo dados do CPB (Comitê Paralímpico do Brasil), eles representam cerca de 18% da delegação – a análise é baseada em 282 do total de 287 para-atletas (com o veto à Rússia na Paralimpíada, outros cinco brasileiros foram integrados ao grupo).

De acordo com o último relatório global da OMS (Organização Mundial de Saúde), com dados computados até 2013, o Brasil foi o quarto país das Américas com mais mortes em acidentes automobilísticos a cada 100 mil habitantes (23,4). Só fica atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela.

A principal causa de deficiência dos atletas brasileiros vem de nascença (26%), seguido por algum tipo de sequela por doença (21%). Outros acidentes, que incluem ocorrências em casa, no trabalho ou em atividades de lazer representam 13%. Traumas por arma de fogo atingiram 4% da delegação do Brasil na Rio 2016.

Meta Rio 2016


O planejamento a longo prazo e o aumento de recursos, que passaram de R$ 168 milhões para R$ 375 milhões na comparação entre o ciclo paralímpico de Londres 2012 e o da Rio 2016, foram as medidas tomadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para atingir a sua melhor colocação nos Jogos: quinto lugar no quadro de medalhas. Esta é a meta.

Há quatro anos, na Inglaterra, o País ficou na sétima colocação, com 43 medalhas no total (21 de ouro, 14 de prata e oito de bronze).

Vai começar! Tudo o que você precisa saber para se dizer especialista em Paralimpíadas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.