"É uma área para pessoas criativas e resistentes", confidencia chef
Após encantar o público do Top Chef Brasil, Natália Rios dá dicas preciosas para quem deseja seguir seus passos na profissão
Conteúdo exclusivo|*Marina Sakai, do site oficial

Natália Rios impressionou o público do reality gastronômico Top Chef Brasil com talento, ética e personalidade. A oitava eliminada da competição deixou saudade após momentos memoráveis, como a prova em que ela preparou a sobremesa que impressionou a rainha Xuxa Meneghel.
Em entrevista ao site oficial, a cozinheira de 32 anos compartilhou sua trajetória e deu conselhos para quem deseja se aventurar no mundo da alta gastronomia.
Apesar de seu amor pela cozinha, ela não se imaginava chef na juventude e chegou até a estudar para outro curso. A mudança aconteceu após se deparar com um programa de bolsa do governo que a ajudou a cursar gastronomia com isenção de mensalidade. "Por se tratar de um curso com custos muito caro (insumos e equipamentos) sem essa oportunidade, talvez eu nunca teria feito esse curso", conta.

Uma questão recorrente para pessoas que sonham se tornar chefs profissionais é a obrigatoriedade do diploma em gastronomia. Segundo ela, fazer um curso de graduação pode ajudar a conseguir boas oportunidades, mas isso não significa que seja indispensável: "Há mais de dez anos nessa área, posso garantir que o talento pode te colocar à frente de muita gente que, mesmo estudando, não leva muito jeito. É uma área para pessoas muito criativas e resistentes mental e fisicamente."
Conselhos de uma grande chef

Natália dá dicas preciosas para quem está começando e revela que o primeiro passo é provar tudo sem grandes receios."Às vezes, achamos que não gostamos de algum ingrediente, mas pode ser apenas a memória de uma receita mal executada, então prove de novo!", aconselha.
Para pessoas com restrições alimentares, Natália diz que isso não é um problema. "A gastronomia é uma área tão vasta que até para pessoas que têm restrições alimentares, é possível achar um nicho para ser destacar."
Também é importante ter iniciativa e correr atrás de oportunidades. A chef indica procurar vagas de trabalho em todos os restaurantes de interesse. "Como é uma área em constante crescimento, é muito comum abrir a vaga que você almeja do dia para noite, então esteja no radar", disse.
Mas qual utensílios não podem faltar na cozinha de um grande chef? Natália não tem dúvidas: sua faca favorita e uma chaira — um tipo de afiador de facas. "Com essas duas, não importa a cozinha que esteja, você conseguirá cozinhar sem passar nervoso", revelou a chef, que faz questão de levar seu kit em todas as viagens que faz e sabe que haverá uma cozinha disponível.
Acompanhe a reta final de Top Chef Brasil, que vai ao toda sexta-feira, a partir das 23h, na tela da Record TV!






