Duelos e pratos autorais: veja como foi a semifinal do Top Chef Brasil
Os participantes precisaram recriar os pratos da primeira prova do reality na primeira fase, e criar receitas autorais na segunda
Novidades|Do R7

"Hoje vocês vão enfrentar seus maiores adversários: vocês mesmos", disse Emmanuel Bassoleil ao revelar o desafio da semifinal do Top Chef Brasil 4. Os competidores tiveram que duelar com releituras dos seus primeiros pratos da competição. Quem perdia a primeira etapa, duelava novamente, dessa vez, com qualquer receita autoral.
Assim que os quatro participantes tiraram as cloches de cima dos pratos, entenderam o que Emmanuel tinha dito. Eles se depararam com os preparos que serviram aos jurados no Teste de Fogo especial, primeira prova do reality. E já começaram a bolar a ideia de como fariam a releitura das receitas.

Arturo Baéz, como vencedor da última Faca de Ouro, pôde escolher contra quem iria duelar, e optou por Lorena Lacava. Dessa forma, Henrique Ide e Victória Teles se enfrentariam.
O paraense tinha feito "Bregão de Dois" na estreia, um preparo com arroz, feijão manteiguinha, camarão, queijo de búfala e crocante de castanha-do-Pará. Na semifinal ele serviu camarão crocante com castanha-do-Pará, creme de feijão manteiguinha com puxuri, gremolata de chicória, jambu, coentro e hortelã, e redução de tucupi de feijão.
"É impressionante como a sua cozinha evoluiu", opinou Janaina Torres Rueda. E Felipe também gostou: "Arrisco dizer que é um dos melhores empanamentos de camarão que eu já comi na vida", disparou, além de dizer que o prato virou um "Chicão de Dois", por conta da finesse.

Lorena serviu bife ancho, pasta de grão-de-bico defumado, caqui grelhado e pesto de erva-mate na estreia. Como os jurados reclamaram do ponto da carne, resolveu fazer carne crua! E apresentou steak tartar com tutano defumado, pasta de grão-de-bico, caqui grelhado, picles de cebola no aceto balsâmico, pinhão confitado, cogumelos e pesto de erva-mate.
Emmanuel lembrou que reclamou do ponto da carne e achou legal a paranaense servir tartar: "Bela sacada!" Na mesma linha, Felipe fez uma brincadeira: "Eu não gostei... eu amei seu prato. Te digo com toda tranquilidade, eu gostaria de ter feito esse prato", ela se emocionou.

Henrique fez lombo de cordeiro e purê de cenoura com emulsão de café na estreia, e recriou o prato com lombo de cordeiro com laranja e gengibre, caldo de cordeiro com melado, tempurá de mini cenoura e espuma de cenoura com café.
Sobre a espuma, Emmanuel se deliciou: "Ela é realmente fantástica, quero que me dê a receita depois", elogiou. Já Janaina, deu um puxão de orelha: "Pela primeira vez, vi você se atrapalhando um pouquinho." A chef disse que o tempurá estava gostoso, mas não fez sentido no prato e criticou as várias louças que ele usou.

Victória havia servido orecchiette ao pomodoro com polvo na estreia, e resolveu mudar para polvo grelhado com molho de tomate defumado, erva-doce e cavatelli de açafrão.
Emmanuel elogiou o ponto do polvo e a massa, mas disse que teria colocado o cavatelli em maior quantidade. "Esse prato me reforça a certeza de que quem deu sorte foi a gente, de você não ter sido eliminada na estreia", revelou Felipe, por achar o primeiro preparo horrível, e a releitura maravilhosa.
Apesar de gostarem dos pratos, os jurados tiveram que decidir os vencedores da primeira etapa, e chegaram à conclusão que Arturo e Henrique foram melhores. Os dois voltaram para a Casa Top Chef como os primeiros finalistas no reality.
Já Lorena e Vic, se enfrentaram na segunda etapa, onde deveriam entregar pratos autorais. Lorena fez entranha, purê de batata-doce com limão siciliano, caponata de legumes grelhados, chips de casca de batata-doce e chimichurri uruguaio. Ela fez essa receita em homenagem ao lugar onde nasceu, Santana do Livramento (PR), são os ingredientes que existem em abundância por lá.
"Você é uma mestra no que faz, uma mestra dos assados", elogiou Felipe.
Victória fez peixe curado com caldo de coco-verde e sorbet de frutas amarelas. Ela explicou que não tem uma cozinha definida ainda e cozinha com afeto e feeling. Emmanuel disse que se sentiu no mar e no pomar, adorou. Janaina falou que o prato era intrigante: "Tudo completo na boca!"
Os jurados conversaram, e sofreram para decidir quem continuaria no jogo. Por detalhes, Victória foi escolhida como finalista e Lorena foi a décima eliminada.
Nesta quinta (14), a grande final do Top Chef Brasil vai ao ar. Assista às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.
Relembre os chefs que visitaram o programa:
Receber um elogio de um dos jurados do Top Chef Brasil é um sonho para os competidores, mas ser enaltecido por um especialista convidado, é praticamente um prêmio! Cinco chefs que são mestres em variados assuntos visitaram o reality nesta temporada. Re...
Receber um elogio de um dos jurados do Top Chef Brasil é um sonho para os competidores, mas ser enaltecido por um especialista convidado, é praticamente um prêmio! Cinco chefs que são mestres em variados assuntos visitaram o reality nesta temporada. Relembre!