Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Top Chef Brasil 4
Publicidade

Duelos e pratos autorais: veja como foi a semifinal do Top Chef Brasil

Os participantes precisaram recriar os pratos da primeira prova do reality na primeira fase, e criar receitas autorais na segunda

Novidades|Do R7

Os participantes se emocionaram com os vários elogios que receberam na prova da semifinal
Os participantes se emocionaram com os vários elogios que receberam na prova da semifinal Os participantes se emocionaram com os vários elogios que receberam na prova da semifinal

"Hoje vocês vão enfrentar seus maiores adversários: vocês mesmos", disse Emmanuel Bassoleil ao revelar o desafio da semifinal do Top Chef Brasil 4. Os competidores tiveram que duelar com releituras dos seus primeiros pratos da competição. Quem perdia a primeira etapa, duelava novamente, dessa vez, com qualquer receita autoral.

Assim que os quatro participantes tiraram as cloches de cima dos pratos, entenderam o que Emmanuel tinha dito. Eles se depararam com os preparos que serviram aos jurados no Teste de Fogo especial, primeira prova do reality. E já começaram a bolar a ideia de como fariam a releitura das receitas.

Arturo retirou o arroz e transformou as técnicas do prato
Arturo retirou o arroz e transformou as técnicas do prato Arturo retirou o arroz e transformou as técnicas do prato

Arturo Baéz, como vencedor da última Faca de Ouro, pôde escolher contra quem iria duelar, e optou por Lorena Lacava. Dessa forma, Henrique Ide e Victória Teles se enfrentariam. 

O paraense tinha feito "Bregão de Dois" na estreia, um preparo com arroz, feijão manteiguinha, camarão, queijo de búfala e crocante de castanha-do-Pará. Na semifinal ele serviu camarão crocante com castanha-do-Pará, creme de feijão manteiguinha com puxuri, gremolata de chicória, jambu, coentro e hortelã, e redução de tucupi de feijão.

Publicidade

"É impressionante como a sua cozinha evoluiu", opinou Janaina Torres Rueda. E Felipe também gostou: "Arrisco dizer que é um dos melhores empanamentos de camarão que eu já comi na vida", disparou, além de dizer que o prato virou um "Chicão de Dois", por conta da finesse.

Felipe rasgou elogios ao prato de Lorena
Felipe rasgou elogios ao prato de Lorena Felipe rasgou elogios ao prato de Lorena

Lorena serviu bife ancho, pasta de grão-de-bico defumado, caqui grelhado e pesto de erva-mate na estreia. Como os jurados reclamaram do ponto da carne, resolveu fazer carne crua! E apresentou steak tartar com tutano defumado, pasta de grão-de-bico, caqui grelhado, picles de cebola no aceto balsâmico, pinhão confitado, cogumelos e pesto de erva-mate.

Publicidade

Emmanuel lembrou que reclamou do ponto da carne e achou legal a paranaense servir tartar: "Bela sacada!" Na mesma linha, Felipe fez uma brincadeira: "Eu não gostei... eu amei seu prato. Te digo com toda tranquilidade, eu gostaria de ter feito esse prato", ela se emocionou.

Henrique acreditou na combinação de cenoura com café de novo
Henrique acreditou na combinação de cenoura com café de novo Henrique acreditou na combinação de cenoura com café de novo

Henrique fez lombo de cordeiro e purê de cenoura com emulsão de café na estreia, e recriou o prato com lombo de cordeiro com laranja e gengibre, caldo de cordeiro com melado, tempurá de mini cenoura e espuma de cenoura com café.

Publicidade

Sobre a espuma, Emmanuel se deliciou: "Ela é realmente fantástica, quero que me dê a receita depois", elogiou. Já Janaina, deu um puxão de orelha: "Pela primeira vez, vi você se atrapalhando um pouquinho." A chef disse que o tempurá estava gostoso, mas não fez sentido no prato e criticou as várias louças que ele usou.

Victória acertou no tempero da massa e surpreendeu os chefs
Victória acertou no tempero da massa e surpreendeu os chefs Victória acertou no tempero da massa e surpreendeu os chefs

Victória havia servido orecchiette ao pomodoro com polvo na estreia, e resolveu mudar para polvo grelhado com molho de tomate defumado, erva-doce e cavatelli de açafrão.

Emmanuel elogiou o ponto do polvo e a massa, mas disse que teria colocado o cavatelli em maior quantidade. "Esse prato me reforça a certeza de que quem deu sorte foi a gente, de você não ter sido eliminada na estreia", revelou Felipe, por achar o primeiro preparo horrível, e a releitura maravilhosa.

Apesar de gostarem dos pratos, os jurados tiveram que decidir os vencedores da primeira etapa, e chegaram à conclusão que Arturo e Henrique foram melhores. Os dois voltaram para a Casa Top Chef como os primeiros finalistas no reality.

Já Lorena e Vic, se enfrentaram na segunda etapa, onde deveriam entregar pratos autorais. Lorena fez entranha, purê de batata-doce com limão siciliano, caponata de legumes grelhados, chips de casca de batata-doce e chimichurri uruguaio. Ela fez essa receita em homenagem ao lugar onde nasceu, Santana do Livramento (PR), são os ingredientes que existem em abundância por lá.

"Você é uma mestra no que faz, uma mestra dos assados", elogiou Felipe.

Victória fez peixe curado com caldo de coco-verde e sorbet de frutas amarelas. Ela explicou que não tem uma cozinha definida ainda e cozinha com afeto e feeling. Emmanuel disse que se sentiu no mar e no pomar, adorou. Janaina falou que o prato era intrigante: "Tudo completo na boca!"

Os jurados conversaram, e sofreram para decidir quem continuaria no jogo. Por detalhes, Victória foi escolhida como finalista e Lorena foi a décima eliminada.

Nesta quinta (14), a grande final do Top Chef Brasil vai ao ar. Assista às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.

Relembre os chefs que visitaram o programa:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.