Diretor de Projetos da Seriella Productions comenta o uso de Inteligência Artificial em A Vida de Jó
Alan Braz revela ineditismo da tecnologia utilizada na superprodução da RECORD
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

Em A Vida de Jó, o protagonista vivido por Guilherme Berenguer tem um encontro revelador com Deus. E para recriar diferentes cenários, a Seriella Productions revestiu parte de um estúdio com chroma-key e utilizou Inteligência Artificial, um marco inovador nas produções bíblicas, aplicando também em cenas completas, como revela Alan Braz, Diretor de Projetos da produtora, ao site oficial.
“Essa é a primeira produção que introduzimos 100% IA. Pegamos uma cena e a descrevemos em uma IA gerando aqueles cenários e ambientes”.
Leia também:
Segundo Alan, devido à complexidade, o episódio levaria mais de 20 dias para ser gravado se houvesse a construção dos diferentes cenários. Com a inteligência artificial, este tempo foi reduzido para uma semana, em termos proporcionais.
“Se realizássemos fisicamente, seria muito mais demorado, com um investimento muito maior na construção de cenários e ambientes. Entretanto, com a IA, não temos 100% de controle como teríamos na [recriação] física”, explica.
O Diretor de Projetos conta que a equipe parceira dedicada à aplicação da Inteligência Artificial passou cerca de três meses trabalhando nas cenas do episódio, e detalha o desafio: “Já produzimos aqui todo tipo de evento bíblico. Só que são situações que, por exemplo, em que a casa é destruída, é óbvia para a gente. Já temos um histórico disso”.
“Agora, quando você fala de algo que é lúdico, que cada pessoa pode pensar de uma forma, é mais difícil de fazer. A IA ajuda nesse primeiro momento para nos dar uma espécie de prévia do que seria esse episódio para que todos tivessem uma unidade de pensamento”, completa Alan.

Diferentemente do VFX (Efeitos Visuais), onde é possível acompanhar a criação frame a frame, a Inteligência Artificial dá a sequência pronta: “Você não participa daquela criação. Tem um briefing [instruções] colocado antes do criador mexer, mas você não acompanha o processo. Vem pronto e começa a fazer alterações. É um método que nos deixa um pouco mais ansioso”.
Os efeitos visuais normalmente são mais utilizados nas superproduções, muitas vezes imperceptíveis aos olhos do público. Com a introdução da Inteligência Artificial, Alan aponta que as tecnologias devem se complementar:
“Acredito que é um braço de apoio ao VFX. A IA tem muita coisa que não fica real, e nosso produto trabalha com o real. Por acaso esse episódio tem um teor diferente, que permite esse uso. Mas em cena do dia a dia, por exemplo, fica muito evidente que não é real. Hoje nos ajuda, por exemplo, na criação de stockshots [técnica que permite criação de banco de imagens], é uma realidade nestes casos. Na criação de cenas há um caminho longo pela frente”.
Acompanhe A Vida de Jó, de segunda a sexta, a partir das 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os episódios.
Público comemora retorno de Juliana Didone e Guilherme Berenguer:
Juliana Didone e Guilherme Berenguer assumiram os papéis dos protagonistas Raquel e Jó nesta sexta (26) em A Vida de Jó. Anos se passaram na minissérie e a família do hebreu chegou à cidade de Uz. No Twitter X, os fãs dos atores comemoraram o retorno deles à RECORD. Veja a repercussão!
Reprodução/RECORD










