Carla Cristina relembra sucesso de As Meninas e revela desejo de voltar à TV como apresentadora
Cantora também falou sobre o início da carreira e as características que considera fundamentais nos jovens talentos do Canta Comigo Teen 4
Entrevistas|Carol Rios, do site oficial

Aos finais de semana, Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil faziam parte das rodas de música da família de Carla Cristina, que sonhava em ser cantora. Agora, 20 anos após estourar ao lado de As Meninas com o hit Xibom Bombom, a jurada do Canta Comigo Teen 4 roda o Brasil com o axé e pretende voltar para a televisão como apresentadora.
Em entrevista ao site oficial, ela conta que, com um violão na mão e vinho, amigos da família e o padrinho se juntavam para fazer música. A artista relembra a época em que o canto ultrapassou as paredes de casa. “Eu tinha mais ou menos doze anos. Na época, aconteceu uma gincana na escola. Um menino tocava violão, um tocava bateria, o outro contrabaixo e um arranhava na percussão”, diz.
Logo, o que acontecia apenas por diversão, passou a se profissionalizar. “Quando a gente começou, já estávamos na 'esperteza' de querer ganhar dinheiro. O tio do baterista era dono de um bar badalado em Salvador (BA). O público gostou tanto e começou a me chamar para fazer happy hour”, recorda. Carla conta que, no início, os pais não gostaram muito da ideia e queriam que a filha se dedicasse apenas aos estudos.
“Meus pais não tiveram o que [eles conseguiram] proporcionar aos filhos, então, eu estudei nas melhores escolas de Salvador. Meu pai tinha essa preocupação. Eles disseram: ‘A condição é essa: a gente vai com você e você vai ter que estudar. Se a gente souber que você está 'mangueando' [fingir que faz algo] na escola, vamos cessar tudo”, afirma.
Cantora Revelação
Aos 15 anos, Carla Cristina subiu pela primeira vez em um trio elétrico e recebeu o título de cantora revelação do Carnaval de Salvador. “Eu peguei gosto pela coisa e não parei nunca mais. E foi de lá que veio a banda Papaléguas. De Papaléguas, veio As Meninas e, hoje, a carreira solo”, diz.
À frente da banda As Meninas, ela explica que se encantou pelo projeto, mas ficou receosa. “Se hoje a mulher sofre preconceito, imagina naquela época, vinte e três anos atrás, né? Só que a gente começou a fazer muito sucesso em Salvador e fomos expandindo”, relata.

Foi pelo hit Xibom Bombom que a cantora ficou mais conhecida. “No final de 1999, a gente começou a gravar o CD. E, acredite, era a música que eu menos acreditava que fosse acontecer. E foi a que estourou, que fez sucesso e que faz até hoje no mundo inteiro. Xibom Bombom é comercial de uma casa lotérica na Itália desde 2006”, vibra.
Na época, o grupo — composto por oito meninas — teve que enfrentar alguns obstáculos para provar o seu valor. “No início, foi complicado. Quando a gente chegava em todos os programas, o povo desafiava: ‘Essas meninas tocam mesmo? Então, quero ver’, ou: ‘Eu li aqui que você canta MPB desde os 12 anos de idade, então, cante uma de Tom Jobim, uma de Chico Buarque”, comenta.
Nós tínhamos valor e éramos talentosas
Aos poucos, a banda mostrou a que veio. “Nós tínhamos valor e éramos talentosas. Quando estávamos em cima do palco ou íamos à TV, tínhamos a oportunidade de mostrar o nosso talento e era assim que a gente dava o nosso recado”, garante a cantora.
Carreira Solo
Hoje, Carla Cristina segue em carreira solo, mas não descarta a possibilidade de um reencontro de As Meninas. “Sou tão cobrada para fazer uma turnê comemorativa com elas. Eu tenho conversado com alguns parceiros para ver se a gente consegue realmente colocar isso para rodar”, afirma.
Ela ainda explica que tem focado em outros projetos, como gravações de músicas e participação em um bloco de Carnaval. Em suas canções mais recentes, a artosta tem buscado modernizar o axé. “Eu peguei um pouco do eletrônico, mas a parte percussiva da banda é totalmente da Bahia. Essa essência eu não vou perder nunca”, destaca.
Retorno à televisão
Outro projeto de Carla Cristina é voltar para a televisão como apresentadora. “Eu já tive um programa [o Bom D+], na Record Bahia. É algo que eu estou buscando [retornar à TV]. Estou com alguns contatos, mostrando alguns projetos, ideias, e vamos torcer para que alguma delas dê certo”, torce.
Carla Cristina acredita que o cantor tem habilidades com o público e uma comunicação mais fluida. Foram esses dons que a levaram à televisão. “Eu fui chamada para apresentar um programa que antecedia o Carnaval. Cheguei lá uma semana antes para entender tudo. Primeiro, eu achei que era gravado, mas era ao vivo. Foi a primeira experiência com TV”, relembra.
Em seguida, e foi convidada para participar do programa Bom D+, da Record TV Bahia. “Eles me chamavam esporadicamente para fazer algumas matérias. Até que a Scheila Carvalho não ia renovar o contrato e acharam que eu tinha tudo a ver e gostaram muito do meu desempenho”.
Carla Cristina explica que é apaixonada por programas voltados à música ou que possuam um cunho social. É com esse mesmo amor e mentalidade que avalia os candidatos do Canta Comigo Teen 4.
Em busca de um artista
“Estar ali é uma responsabilidade muito grande. Você não está julgando uma apresentação, mas um sonho. Quando a gente acha que uma apresentação não foi legal, a gente precisa ter muito carinho e cuidado em como a gente vai externar isso para não destruir o sonho da pessoa. Eu já estive naquele lugar”, reforça.
Para ela, a maior missão do programa é descobrir um artista, não apenas uma pessoa que saiba cantar. “Para você ser artista, é preciso ter domínio de palco. Você também precisa ter boa escolha de repertório, simpatia e dom da comunicação. Isso tudo é fundamental”, avalia. “É viver aquele momento. Precisa arrebentar e chegar com vontade de fazer bonito”, conclui.
Fique ligado! O Canta Comigo Teen 4 vai ao ar aos domingos, às 18h, na tela da Record TV. Você também pode acompanhar todas as novidades no site oficial do reality musical!
Diversidade cultural! Veja 7 candidatos que levaram suas raízes para o palco do Canta Comigo Teen:
O Canta Comigo Teen 4 tem proporcionado um verdadeiro show de diversidade! Com participantes de vários cantos do Brasil, o programa está sempre recheado de estilos diferentes. Alguns levam um pouco da sua cultura regional e outros investem em gêneros m...
O Canta Comigo Teen 4 tem proporcionado um verdadeiro show de diversidade! Com participantes de vários cantos do Brasil, o programa está sempre recheado de estilos diferentes. Alguns levam um pouco da sua cultura regional e outros investem em gêneros musicais que sempre escutaram, entregando ao público um mix de tradições que está espalhado pelo país. Confira na galeria a seguir!

















