Anna Melo, André Luiz Miranda, Caio Menck e Michelle Batista revelam bastidores do episódio final de Paulo, O Apóstolo
Superprodução se despediu do público com cena impactante da morte do protagonista ao lado de Pedro
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

A cena final de Paulo, O Apóstolo, com a morte do protagonista interpretado por Murilo Cezar surpreendeu e emocionou o público. Nos bastidores da gravação da sequência, o clima era de comoção.
O site oficial acompanhou o elenco no set, e conversou com Anna Melo (Gabriela), André Luiz Miranda (Silas), Caio Menck (Lucas) e Michelle Batista (Rode) sobre o impacto da recriação de Roma após o incêndio no cenário, com uma cruz invertida no centro da praça. O elenco também comentou a necessidade de concentração para soltar a emoção no momento certo da morte de Paulo e Pedro (Marcéu Pierrotti).
“Estávamos muito ansiosos para essa cena e foi bom ter conseguido gravá-la nas últimas diárias de gravação, porque era um misto de emoções, da cena e da nossa despedida. A cenografia estava incrível, impactante”, ressalta Michelle.
Leia também:
- Figurinista de Paulo, O Apóstolo explica processo de confecção das peças e elenca a mais trabalhosa
- Diretor de Arte e Cenografia da Seriella Productions revela detalhes e curiosidades surpreendentes sobre os cenários da série
- Mais de 18 cidades cenográficas e uso de inteligência artificial: conheça os diferenciais e a grandiosidade de Paulo, O Apóstolo
André Luiz Miranda concorda: “Fiquei muito impactado no primeiro momento. Senti um aperto no peito e um nó na garganta por ver a cidade daquele jeito com aqueles ‘corpos em chamas’ e por entender que o que estava sendo retratado na série de fato aconteceu. Faz parte da história e é muito doloroso saber que alguém foi capaz de cometer tamanha atrocidade. Mas parabenizo toda a Direção de Arte porque quando a gente encontra cidade daquele jeito, a representação perfeita só ajuda os atores e a direção a compor cada personagem e cada cena”.

Enquanto André buscava não se afetar pelo que acontecia entre um take e outro das cenas, Anna e Caio encontraram na música um refúgio para se concentrar e soltar a emoção no momento certo. Para a intérprete de Gabriela, a troca com Michelle, e o controle da respiração também foram fundamentais para o sucesso da sequência.
Na trama, Roma está destruída após o incêndio, com cristãos presos aos postes em chamas. Nisso, Nero (Enzo Ciolini) chega na praça da cidade ao lado de Lúcio Faênio Rufo (Ed Oliveira) que leva Paulo para a morte.
Rode chega desesperada e tenta impedir que o irmão seja morto, sem sucesso. A sequência foi esperada com ansiedade por Michelle desde o início do projeto: “Tenho uma relação muito profunda com meus irmãos. A última página do meu roteiro está molhada de tantas vezes que chorei lendo. Sabia que ia ser difícil gravar”.
Paulo tem uma troca final com a irmã e vê Pedro, também sendo levado para a morte, onde seria crucificado de cabeça para baixo. “Uma despedida singela e de arrepiar. Foi muito lindo. Sou eu me despedindo do Murilo e do Paulo ao mesmo tempo, agradecida por tudo o que vivemos nesses dez meses, por toda a relação que construímos como irmãos. Cheguei em casa e não conseguia dormir”, confidencia Michelle.

Ao ser ajoelhado, o apóstolo vê a chegada dos discípulos Gabriela, Silas e Lucas.
“Me emociono só de lembrar. É uma imagem muito forte, é onde tudo deságua. A ambientação e reencontrar os parceiros de cena, entendendo a importância desse momento contribuíram para que nos conectássemos. Na hora que chegou a nossa vez, foi um momento bem especial. Ainda não tinha soltado tanto corporalmente e emocionalmente em uma cena. E não pensei em controlar nada”, revela Anna Melo.
Paulo ainda pede que os três sigam na missão em levar a Palavra de Jesus a cada vez mais pessoas ao redor do mundo.
“Foi uma cena bem impactante e emocionante de gravar. Teve um momento, que fui abraçar o Murilo. Não é só uma cena de perdemos o nosso grande mentor, mas também de esperança, pois a morte dele significa que eles têm que continuar e não retroceder”, afirma Caio.
“A dor é imensa, porque o Silas perde seus dois mentores, e ele entende que a missão deles foi cumprida com êxito, mas não acabava ali. Quem ficou vai continuar”, completa André.
A sequência que fecha o projeto exigiu ainda mais concentração de todos os envolvidos. E os atores buscaram se concentrar de formas diferentes.
Quer rever as últimas emoções de Paulo, O Apóstolo? Acesse o RecordPlus quando e onde quiser!
Elenco comenta final das gravações de Paulo, O Apóstolo:
Por Gabriel Alberto, do site oficial
Em clima de emoção e com a certeza de missão cumprida, as gravações de Paulo, O Apóstolo chegaram ao fim na quarta (6). Pouco antes de começar o dia, o elenco envolvido nas cenas finais confraternizou ao lado da equipe da superprodução. O protagonista, Murilo Cezar, aproveitou para trazer o irmão, Bruno, para conhecer os estúdios do Complexo de Dramaturgia da Seriella no Rio de Janeiro. Ao site oficial, os atores contaram a experiência de concluir o projeto em exibição na RECORD














