Logo R7.com
RecordPlus

Diretor de Arte e Cenografia da Seriella Productions revela detalhes e curiosidades surpreendentes sobre os cenários da série

Renato Chaves explica o passo a passo da construção dos ambientes e traz dados inéditos

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial

  • Google News
Filipos é uma das cidades por onde Paulo passa na série Divulgação/Seriella Productions

Os variados e exuberantes cenários de Paulo, O Apóstolo chamam atenção a cada episódio e ajudam a ambientar a trajetória do protagonista (Murilo Cezar) que, ao longo da trama, passa por diferentes lugares e cidades em suas missões. Em entrevista ao site oficial, o Diretor de Arte e Cenografia da Seriella Productions, Renato Chaves, revelou detalhes sobre a construção desses ambientes.

“No Complexo de Dramaturgia da Seriella Productions, no Rio de Janeiro, construímos 41 cidades cenográficas em espaço livre, e mais 68 cenários em estúdio. Além disso, usamos 32 locações distintas para fazer as áreas externas sem construção, mas com adequação de terreno e piso”.

Leia também:

Ele explica que o estudo histórico é o ponto de partida do projeto. “Precisamos entender como era aquele período e a geografia daqueles locais e cidades que Paulo visitou. Então, trabalhamos com uma equipe de historiadores, que nos instruem, apresentam fotos, representações e ilustrações. Assim, conseguimos reunir toda a identidade e cultura da época”.

Com a pesquisa em mãos, a equipe inicia o trabalho estético. “Criamos o moodboard [quadro de referências sobre os elementos visuais marcantes da produção]. É onde temos a estética do projeto em si e fazemos todos os cenários e ambientes. Esse esboço vem com informações de fotografia, iluminação, paleta de cores, tipos de texturas e acabamentos, se é pedra, massa ou concreto, que já existiam na época”.

O Porto de Cesareia é um dos cenários da superprodução Divulgação/Seriella Productions

Após esse levantamento base, os conceitos de cada cidade são criados. “Com o moodboard pronto, começamos a fazer um trabalho com desenhos mais estruturados de cada cidade e ambientes. Fazemos um modelo de ilustração 3D para aprovar com a direção as modelagens das casas, e então partimos para o projeto arquitetônico”.

A construção dos cenários começa depois de todas essas fases. “Realizamos a produção dos ambientes com empreiteiros especializados que têm uma infinidade de profissionais com eles, como serralheiros, marceneiros, carpinteiros, maquinistas, pintores, aderecistas, forradores e costureiros. Enfim, tudo isso para, de alguma forma, recriar o período retratado na série”.

Renato Chaves ainda levantou números e curiosidades surpreendentes sobre os cenários de Paulo, O Apóstolo.

Confira na galeria a seguir:

Acompanhe Paulo, O Apóstolo de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus.com para rever os episódios.

Últimas

    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.