Logo R7.com
RecordPlus

Figurinista de Paulo, O Apóstolo explica processo de confecção das peças e elenca a mais trabalhosa

Adriano Pitangui também revela quantos figurinos foram produzidos para a série e ressalta a escolha das cores

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial

  • Google News
Paulo e Saulo usam figurinos diferentes ao longo da superprodução Divulgação/Seriella Productions

Os figurinos de Paulo, O Apóstolo são ricos em detalhes e ajudam o público a diferenciar a origem de cada personagem, assim como as diversas cidades que aparecem ao longo da superprodução. Em entrevista ao site oficial, o figurinista da série, Adriano Pitangui, explica o processo de confecção das peças, revela quantas foram produzidas, elenca a mais trabalhosa e ressalta a escolha das cores.

“A primeira coisa que fizemos foi ler a sinopse para entender a relação de todos os personagens. Então, criamos a personalidade de cada um por meio da vestimenta. E aí nos embasamos em muita pesquisa. Tivemos um historiador disponível com a gente, o professor Maurício, e buscamos referências em filmes e leituras, pegamos de tudo um pouco e adaptamos para o que temos hoje em dia”.

Leia também:

Adriano destaca que os figurinos são fundamentais para que o público consiga diferenciar os personagens e suas origens na série, a exemplo de Saulo e Paulo, protagonizados por Murilo Cezar. “O Saulo era um personagem mais rico de elementos, na parte da indumentária e de tecidos também. Ele se vestia com cores escuras que remetiam a religiosidade do farisaísmo. E o Paulo, assim que se converteu, começamos a colocar as cores claras nele para trazer serenidade. O figurino foi essencial para essa transição de um para o outro”.

O mesmo aconteceu com os personagens que faziam parte do Sinédrio, Jonatas (Caio Paduan) e Caifás (Floriano Peixoto), por exemplo, eram saduceus. Já Gamaliel (Leonardo Franco) e o próprio Saulo, fariseus.

“Então, nos fariseus, colocamos figurinos escuros e o talit [manto de oração judaico], eles eram mais aristocratas. Já os saduceus eram mais ricos, então procuramos colocar tecidos nobres e joias. O Caifás, que era o sumo sacerdote, se diferenciava pelo no cetro que usava”.

Caifás, Gamaliel e Jonatas são membros do Sinédrio na série Divulgação/Seriella Productions

Assim como nos figurinos, as cores também ajudam a diferenciar as cidades da série. “Em Jerusalém, por exemplo, usamos tons fortes e cores vivas nas pessoas mais ricas. Os mais pobres, vestiam nas cores: marrom, off-white, cinza, preto e verde-claro. Fazemos essa diferença de cores nas cidades também, as portuárias, como a Grécia, utilizamos turquesa, cinza, azulado, prateado e dourado”.

O figurinista de Paulo, O Apóstolo ainda revelou outras curiosidades em uma galeria inédita. Confira:

Paulo, O Apóstolo é exibida de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os episódios.

Últimas

    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.