Logo R7.com
RecordPlus

Murilo Cezar repercute desfecho de Paulo, O Apóstolo e jornada na série: ‘Me transformou’

Protagonista faz balanço da superprodução e garante sair do desafio mais maduro e feliz

Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

  • Google News
Murilo Cezar comenta desfecho de Paulo, O Apóstolo Divulgação/Seriella Productions

Murilo Cezar finalizou a intensa jornada como protagonista de Paulo, O Apóstolo em uma sequência que impactou o público ao mostrar as consequências do incêndio a Roma, com a perseguição aos cristãos e as mortes de Paulo e Pedro (Marcéu Pierrotti).

A cena com o desfecho de Paulo foi gravada na última semana das gravações do projeto. O site oficial acompanhou os bastidores e conversou com Murilo alguns dias depois, enquanto encerrava compromissos da série.

Na entrevista, o ator confidenciou como se preparou para a morte de Paulo e fez um balanço após mais de nove meses de gravação e cerca de um ano envolvido no projeto: “A primeira vez que li estava me preparando em casa. Quando cheguei na cena final, acabou meu dia. Não consegui trabalhar mais e deixei tudo o que senti com a leitura reverberar para poder amadurecer e planejar uma linha de trabalho. Foi muito emocionante e isso se refletiu em uma potência muito maior em cena”.

Leia também:

“Espero que as pessoas tenham sentido essa gama de emoções. A tristeza, o choque pela barbaridade de ver como as pessoas eram tratadas por uma questão de fé, e alegria pela trajetória e redenção do Paulo, e por esse encontro com Pedro e a proximidade de Jesus. Ficarei muito feliz se tivermos conseguido terminar essa história levando essa mensagem para as pessoas”, completa o ator.

Murilo Cezar comenta preparação para a final da série Divulgação/Seriella Productions

Gravação da morte de Paulo

Murilo Cezar comenta emoções finais da superprodução Divulgação/Seriella Productions

O desfecho da superprodução ocorre em uma Roma destruída após o incêndio causado por Otão (Enrique Melo) e Popéia (Emily Matte). E com os cristãos levando a culpa, Paulo é acusado e sentenciado à morte por Nero.

Ao ser levado ao centro da praça pelo imperador e Lúcio Faênio Rufo (Ed Oliveira) o protagonista tem um último momento com a irmã, Rode (Michelle Batista), que tenta impedir o destino fatal do apóstolo. No entanto, a tristeza dá lugar a um alívio ao ver Gabriela (Anna Melo), Lucas (Caio Menck) e Silas (André Luiz Miranda) salvos, a quem Paulo pede que sigam com a missão de levar a Palavra de Jesus.

“Quando entrei [no cenário] já estava como Paulo, e minha concentração foi para ele, para sentir tudo aquilo que estava vindo, porque a imagem era muito forte, com os cristãos sendo queimados e toda aquela barbaridade”, revela Murilo.

No decorrer da cena final, Paulo se depara com Pedro, também levado pelos soldados romanos para ser crucificado de ponta-cabeça. Murilo conta que um item do cenário mexeu com ele:

“Tem um encontro com Pedro, que foi belíssimo. E confesso que aquela cruz invertida me comoveu profundamente, pois foi algo pessoal e do personagem. Na nossa história, os dois foram martirizados juntos, e ter essa troca final foi muito emocionante, um fechamento de ciclo muito bonito. Os dois viveram absolutamente pela fé, se entregaram, tiveram seus confrontos, mas terminaram como irmãos”.

Hora do adeus

Murilo Cezar conta que teve jornada transformada com o protagonista da série Divulgação/Seriella Productions

Após cinquenta episódios e centenas de cenas gravadas, pode ser difícil eleger o momento mais desafiador de um projeto tão grandioso quanto Paulo, O Apóstolo. Murilo Cezar avalia os grandes discursos, mas um especial como o mais complexo: “A jornada inteira foi muito desafiadora pelo volume de trabalho e a complexidade e profundidade de cada cena. O discurso em hebraico foi algo novo para mim, mas, ao mesmo tempo, muito desafiador porque é algo distante, que eu nunca tinha feito. E quis fazer bem. Foi um privilégio poder ter um personagem que eu tinha desafios praticamente diários”.

Com o trabalho finalizado é hora de respirar e revisitar a trajetória. E a sensação, para Murilo, não pode ser outra que não seja a de dever cumprido.

“Meu compromisso, em primeiro lugar, era comigo, de entregar o melhor que eu pudesse. E esse projeto não vai acabar dentro de mim porque o Paulo tem um lugar especial na minha vida e no meu coração, me fez enxergar a vida e as relações de tantas formas bonitas. Ele não acabou no último ‘gravando’. É impossível passar por tudo isso e sair do mesmo jeito que entrei, senão não faria sentido nenhum fazer. Saio mais maduro e feliz por ter me colocado em tantos desafios e visto que foi possível fazer com amor, paciência e resiliência. Sinto que me transformou como artista”, garante o ator.

Murilo Cezar se despede do primeiro protagonista na RECORD Divulgação/Seriella Productions

Para viver ao máximo o projeto, Murilo se dedicou a registrar em um diário as impressões e reflexões após cada dia na superprodução, o que pretende levar para a vida.

“Nosso trabalho é muito passageiro, ainda mais no mundo em que a gente vive. Essas informações se cruzam muito rapidamente, então sempre gostei de registrar. Com certeza é um grande guia. Cada projeto que faço, tento construir esse diário, porque a gente precisa ter essa noção do que fez, do que foi desafiador e do que precisa aperfeiçoar e melhorar. Gosto bastante desse diário, além de ter um carinho especial e ter a energia de cada momento que vivi aqui”.

Com a exibição do último episódio se encerra um momento marcante da trajetória artística do ator. Com o coração repleto de gratidão à equipe e a todos os envolvidos, o momento agora é de descansar: “É entender como a vida vai se apresentar para mim depois desse projeto como um todo e como vou me apresentar a ela. Vai ser muito interessante, e estou curioso para saber como serão os próximos passos”.

Acesse o RecordPlus para rever todos os episódios de Paulo, O Apóstolo.

Elenco comenta final das gravações da série:

Últimas

    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.