"Prédio da Austrália é o pior", diz Eduardo Paes sobre problemas nas instalações da Vila Olímpica
Foram enviados, nesta segunda, 600 trabalhadores para corrigir falhas em alojamentos
Rio 2016|Do R7

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou, na tarde desta segunda-feira (25), sobre a polêmica na Vila Olímpica e os problemas enfrentados pela delegação australiana. De acordo com ele, o prédio que será ocupado Austrália era o pior, mas que a situação já se encontra melhor. Paes também falou sobre sua declaração de “colocar um canguru para pular na frente dos australianos” para que se sintam em casa.
— A delegação da Austrália tinha, de fato, enfrentado problema, o que é compreensível, e que a gente tinha que ajustar isso. Eu quis dizer [sobre citar cangurus] que a gente queria dar um ambiente australiano. Mas eu tenho certeza que o Comitê Organizador vai cumprir com o seu papel. A prefeitura está ajudando, já disponibilizamos homens da Comlurb. A situação hoje já é bem melhor. De fato, o prédio da Austrália é o pior.
Nesta segunda-feira (25), foram enviados 600 trabalhadores para corrigir os problemas nos alojamentos dos atletas. Após a delegação australiana se negar a ocupar o seu edifício na Vila dos Atletas, por considerá-lo "inabitável", o Comitê Rio-2016 organizou o que chamou de "força-tarefa" para "deixar tudo pronto entre quinta (28) e sexta-feira (29)".
Kitty Chiller, chefe da delegação australiana nos Jogos Rio 2016, alegou que, com vazamentos de água pelas paredes em locais próximos a fios expostos, os apartamentos não eram seguros.
— Sentimos que o prédio não era seguro pela combinação de problemas ligados a eletricidade e vazamentos. Havia vazamentos significativos de água nos encanamentos. A água escorria das paredes e do chão próximo a fios e instalações elétricas. Água e eletricidade não são uma boa combinação.
Chiller ainda afirmou nunca ter visto, em cinco Olimpíadas, tamanha falta de preparo.
— Não tivemos essas experiências em Londres (em 2012). Toda vila tem dificuldades com a chegada de milhares de atletas de uma vez. Esta é a minha quinta Olimpíada, nunca experimentei uma vila com esse estado de falta de preparo.
Enquanto não vai à Vila, a delegação australiana está hospedada em hotéis da região.
Assista à reportagem:
