Francisca Queiroz aponta característica marcante de Azenate em A Vida de Jó: ‘Firmeza’
Na minissérie, a atriz vive sua primeira personagem egípcia e revela curiosidade sobre a caracterização
Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial

Francisca Queiroz dá vida a sua primeira personagem egípcia na minissérie A Vida de Jó. Na trama, Azenate é esposa de José (Fernando Pavão) e mãe de Raquel (Mah Duarte), Efraim (Gabriel Vivan) e Manassés (Hall Mendes). Em entrevista ao site oficial, a atriz destaca a caracterização para o papel e a interação com o elenco, além de celebrar o reencontro com o diretor-geral Alexandre Avancini.
“Gravar A Vida de Jó foi tão bacana. Apesar de ser um produto mais rápido, com 20 episódios, foram dias intensos, mas fomos bem felizes nesse trabalho. Todo o elenco estava envolvido e unido. E considero a Azenate uma mulher firme”.
Leia também:
A caracterização de Azenate é inédita para a atriz, que nunca tinha usado uma peruca em cena. “Eu gostei porque sou uma pessoa prática, levo 20 minutos para me arrumar, então era só colocar a peruca e já estava pronta”.
Já o figurino contribuiu para que a artista entrasse ainda mais na personagem. “São peças estruturadas e elegantes, com adereços e colares. Então, a roupa exigiu que eu tivesse uma postura diferente”.
Depois de Ainoã em Reis (2022), Francisca volta a interpretar uma mãe e destaca o quanto se sente realizada por isso. “Eu já tinha feito Reis com o Gabriel Vivan e A Rainha da Pérsia (2024) com o Hall Mendes. Foi a primeira vez que contracenei com a Mah, mas ela é uma graça. Sempre que faço uma mãe, me sinto feliz. A maternidade é tão forte na minha vida, sou tão realizada que, mesmo na ficção, olho para esses jovens atores de uma maneira afetuosa”.
A atriz também citou os velhos amigos como Fernando Pavão, Heitor Martinez (Rúben) e Tatsu Carvalho (Aser). “Tenho muitas amizades na RECORD e os bastidores são maravilhosos. Conheço o Pavão desde os 20 anos de idade, fiz A Lei e o Crime (2009) com o Heitor Martinez, e Máscaras (2012) com o Tatsu Carvalho. São pessoas que tenho um carinho enorme e já trabalhamos várias vezes juntos. É um lugar de respeito e alegria".
Além dos atores, Francisca reencontrou o diretor-geral Alexandre Avancini depois de A Lei e o Crime e Os Dez Mandamentos (2015). “O Avancini fez grandes sucessos na casa e está de volta. Ele é muito talentoso, se dá bem com os atores, e vem acompanhado de um selo de qualidade. Estou extremamente feliz por ter voltado a trabalhar com ele”.
A intérprete de Azenate ainda define A Vida de Jó como uma trama forte e emocionante. “É uma obra que reflete toda a entrega dos atores e da equipe, com a alta qualidade que a RECORD e a Seriella Productions vêm apresentando em seus trabalhos. O público pode esperar uma história bem bonita".
A Vida de Jó é escrita por Cristiane Cardoso e dirigida por Alexandre Avancini. A minissérie já está disponível no Univer Vídeo e estreia dia 15 de setembro na RECORD.
