Tatsu Carvalho reflete sobre conflitos de Aser com a família e decepção com Sera em A Vida de Jó: ‘Uma grande vergonha’
Personagem se sente preterido pelos irmãos na série e sofre desilusão com atitudes da filha
Entrevistas|Ana Mello, do site oficial

Tatsu Carvalho está de volta à dramaturgia da RECORD após Neemias (2024), com um personagem bem diferente do malvado Sambalate. Em A Vida de Jó, ele é Aser, um dos filhos de Jacó (Giuseppe Oristanio) e pai de Sera (Mharessa). Ao site oficial, o ator refletiu sobre os conflitos de seu personagem com a família e descreveu a decepção dele com a filha, após ela se entregar para Temã (Fábio Scalon).
“Aser é um do bem, de honra, família. Ele sente que o pai não dá a atenção que ele queria perante aos outros filhos, então tem ciúme do tratamento recebido, por ser filho de uma das concubinas de Jacó”, resume.
Leia também:
A relação de Aser com os irmãos é descrita por Tatsu como cheia de “ciúmes”, não só de Jacó em relação a José (Fernando Pavão), como de todos os outros. Para ele, a morte de Carmi (Gabriel Kaufmann) deixou a diferença de tratamento entre as famílias ainda mais nítida na trama.

“No cortejo da morte do Carmi, ele descobre que a Sera está sumida e ninguém fala nada para ele. Ele questiona a todos, e pergunta como o Jacó não cuida dele, tem essa mágoa. Todo mundo está lá no velório, no luto, só que a filha dele está sumida, foi desonrada. Parece que ninguém está ajudando e ele está sozinho. Ele briga muito por essa filha acreditando que ela é inocente e depois Aser vai entendendo que não é bem assim”, conta.
Na série, Sera é apaixonada por Jó (Enzo Krieger) e provoca uma situação para que o primo a veja nua. Logo depois, ela tenta seduzi-lo ao tomar banho no rio e é surpreendida por Temã, a quem se entrega. Tatsu descreveu o sentimento de Aser ao descobrir a verdade sobre a filha.

“Isso é uma desonra para a família, para a filha, então ele sempre está brigando [por ela]. Mas ele vai atrás da Sera e descobre que, na verdade, ela tem a parcela de culpa, pois tinha se envolvido com o Temã. Essa é a primeira decepção, depois, ela vai com o Temã no casamento de Jó e Raquel e a partir desse momento, cai a ficha de que ela não é tão inocente, e fica bem decepcionado, é uma grande vergonha para ele”.
A cumplicidade com Mharessa foi elogiada pelo ator. “É uma atriz querida, super talentosa, aberta. Logo que a gente se conheceu, tivemos uma sintonia muito boa, é uma super parceira”.
Reencontro com amigos
Além de conhecer atores novatos nessa produção, Tatsu reencontrou diversos colegas com quem já havia contracenado, como Fernando Pavão, Heitor Martinez e Francisca Queiroz. Ele também voltou a trabalhar com Emilio Orciollo Neto, um amigo de longa data. Para o ator, isso só facilitou as gravações.

“Quando você conhece alguém pessoalmente, isso sempre agrega, até mesmo para fazer um inimigo, porque você já conhece a pessoa, tem intimidade. A primeira cena que gravei foi com o Emilio e foi ótimo, porque era importante, forte e já tínhamos uma conexão. Os nossos núcleos foram muito bem escalados pelo [Alexandre] Avancini (diretor-geral) e pelo departamento de elenco, porque foi um acerto a escolha de todos os personagens. E essa harmonia que tinha no camarim sempre vai reverberar na cena”, elogia.
Balanço
Ao fazer um balanço do trabalho como Aser na série, Tatsu deixou registrada a sua felicidade por voltar a ser dirigido por Alexandre Avancini.

“É um grande diretor, então eu estava ansioso para gravar com ele de novo. Somos amigos, trocamos ideias profissionais fora do trabalho, fiquei muito feliz dele voltar para a RECORD e conseguir juntar esse elenco maravilhoso. Já tinha trabalhado com o Avancini em A Terra Prometida, que foi um grande sucesso, e eu sabia que trazer o olhar dele ia fazer um trabalho bacana”.
O ator também ressaltou o que vai levar da série para a sua vida pessoal.
“As amizades novas que ficam e alguns laços fortalecidos de amizades antigas. Do personagem, eu trago a fé, de acreditar, de não desistir, mesmo quando as coisas parecem difíceis, tentar amar, se perdoar e relevar, principalmente, quando se fala de família”, conclui.
Acompanhe A Vida de Jó de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os episódios.
Veja o álbum de casamento de Jó e Raquel e entenda tudo o que aconteceu!
O casamento de Jó (Enzo Krieger) e Raquel (Mah Duarte) marcou a minissérie A Vida de Jó com romance, conflitos e surpresas. A seguir, veja o álbum de fotos da celebração e entenda tudo o que aconteceu no episódio!
Divulgação/Seriella Productions




























