Dublador do Arif em Força de Mulher comenta possível romance com Bahar: ‘Talvez tenham um final feliz’
Fabio Bernardes também revela detalhes do trabalho na novela turca e resgata sua trajetória na área
Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial
Por trás da voz de Arif (Feyyaz Duman) em Força de Mulher, está o dublador Fabio Bernardes, que descreve o personagem como um homem de poucas palavras, honesto e cavalheiro. Em entrevista ao site oficial, o ator revela detalhes do trabalho na novela turca, resgata sua trajetória na área e deixa um recado para os fãs que torcem para que o personagem engate um romance com Bahar (Özge Özpirinçci), a protagonista da trama.
“Desde criança sou apaixonado por vozes, o meu ouvido sempre foi muito apurado. Lembro que quando eu tinha por volta de seis anos de idade e assistia aos desenhos animados, e depois via algum filme que tinha a mesma voz do dublador, eu já identificava. Então, esse mundo da voz e esse trabalho do ator me encanta”, conta.
Leia também:
- Dubladora de Hatice em Força de Mulher destaca semelhanças com a personagem
- Dubladora da Nisan em Força de Mulher revela a melhor parte do trabalho: ‘Resgatar a inocência da minha criança interior’
- Dublador de Enver em Força de Mulher adianta o que o público pode esperar do personagem na trama: ‘Vai dar dó'
Com apenas 13 anos de idade, Fabio começou a buscar por um curso de ator voltado para dublagem na sua cidade natal, em Sorocaba, no interior de São Paulo, mas não encontrou. Então, ele se aventurou na capital paulista e passou a cursar rádio. “Comecei a trabalhar como locutor, mas aquele sonho ficou adormecido e eu sempre relembrava. Tempos depois me matriculei em uma instituição e me formei como ator. E aí comecei a fazer outros cursos de dublagem, um atrás do outro, em São Paulo. Depois de algum tempo, já me sentindo um pouco mais confiante, comecei a mandar materiais e testes de voz para alguns estúdios. Comecei a dublar oficialmente não tem muito tempo, foi em 2019″.
Assim como Arif, o dublador revelou que é um rapaz tímido e a formação como ator o ajudou a se soltar. Mas foi justamente essa característica que o aproximou do personagem. “A gente acaba emprestando muito da nossa vivência pessoal para cada papel que fazemos. No caso do Arif não foi diferente, eu percebi logo de cara que ele era um cara sério, de poucas palavras. Eu também sou mais ou menos assim na minha vida pessoal, então casou muito bem. Consegui entender, fazer um Raio-X rápido do personagem, e imprimir essa característica que o Feyyaz Duman emprestou para o Arif”.
Dar voz a um personagem mais calado e que não costuma demonstrar seus sentimentos foi um desafio para Fabio. “Ele é um cara que pensa mais e fala menos. O desafio foi no sentido de entender a persona dele, como e por que ele age dessa forma. Existe sempre um passado, um porquê, então comecei a entender um pouco mais da psique do personagem com o passar do tempo. Aí fui descobrindo que ele tinha alguns traumas. Ele teve uma infância difícil com o pai [Yusuf, interpretado por Yaşar Üzer], depois um relacionamento conturbado antes de conhecer a Bahar (Özge Özpirinçci), é um cara de poucos amigos, que realmente analisa as situações e pensa muito antes de falar. No início dessa obra, a gente vê como ele foi grosso com a protagonista, um cara sisudo, até grosseiro em algumas oportunidades, mas com o tempo ele vai se apaixonando e toda essa casca que envolvia o Arif vai caindo por terra”.
Na trama, os únicos que conseguem driblar o jeitão sério de Arif são Bahar, Nisan (Kübra Süzgün) e Doruk (Ali Semi Sefil). “Nas cenas com os três, o Arif é um pouco mais solto, amoroso e atencioso. Mas, ao mesmo tempo, ele não perde a sua personalidade, ele é mais duro com os vizinhos, com o pai, com a Ceyda (Gökçe Eyüboğlu). Só que é muito mais carinhoso mesmo com a Bahar. É um cara que está sempre à disposição, pronto para ajudá-la no que for preciso. Acredito que isso é realmente o amor, que foi nascendo e florescendo ali”.
Essas mudanças perceptíveis na fase do ‘Arif apaixonado’ foram criadas por Feyyaz Duman e Fabio fez questão de mantê-las. “Se o personagem foi um pouco mais dócil, compreensivo e agregador, o dublador tem que fazer isso também, e foi o que fiz. Procurei manter o mais original possível e tomei muito cuidado para ser próximo ao que o ator fez”.
Ser fiel à versão original, no idioma turco, também foi desafiador para o dublador. “Realmente é muito difícil porque, às vezes, uma palavra que o Feyyaz fala são três no nosso idioma, no português do Brasil, então temos que achar um sinônimo ou algo parecido para encaixar naquela labial. O idioma é uma dificuldade, mas, ao mesmo tempo, se na hora de dublar você ficar prestando muita atenção no idioma original, acabamos entrando numa coisa que é muito ruim para a dublagem. Todo idioma tem uma prosódia, é como se fosse uma música. Você não pode entrar na melodia turca, do jeito que um turco fala. Temos que encontrar a forma como um brasileiro faria porque é uma versão brasileira”.
Para Fabio, a melhor parte de dublar o Arif tem sido o reconhecimento do público da RECORD. “As pessoas acabam procurando e querendo saber quem é o dublador. Alguns entram em contato e dizem que viram meus stories e que realmente parece que é o Arif falando. Quando se cria essa identificação sabemos que conseguimos alcançar o objetivo e fizemos um bom trabalho. Essa novela conquistou o público brasileiro. Fico muito feliz”.
O dublador ainda explica por que o público tem se identificado tanto com o personagem. “Acredito que as pessoas estão procurando um pouco mais de ‘Arifs’ no mundo. Aquele homem que mesmo meio bronco no início, sisudo, mal-educado, é um cara de valores, de princípios. Ele sempre vai pelo lado certo da coisa, nunca tenta burlar algo para se dar bem. É um cara honesto, que está sempre à disposição da Bahar, sempre ajudando, é um cavalheiro. Daqui para frente, vamos notar essas características do Arif mais e mais”.
Para finalizar, Fabio deixou um recado para os telespectadores que torcem para Arif e Bahar ficarem juntos: “Continuem assistindo na RECORD a partir das 21h, tenho certeza que não vão se arrepender. A novela daqui para frente vai ficando cada dia melhor, cada capítulo mais emocionante. Não posso falar se o Arif vai ficar com a Bahar ou não, vocês terão que acompanhar. Eu diria que ele tem boas chances e, com o tempo, o Arif vai conquistando um pouquinho mais o coração dela e vice-versa. Para quem torce pela Bahar e o Arif, continuem torcendo porque eu acho que, talvez, eles tenham um final feliz”.
Acompanhe Força de Mulher de segunda a sexta-feira, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o PlayPlus.com para assistir aos últimos cinco capítulos de graça.
O amor está no ar: veja detalhes da declaração de Arif para Bahar