Argentina vence tudo nos coletivos masculinos
Hermanos levaram o ouro no basquete, rugby, vôlei e handebol
Blog|Mauricio Bonato
Os argentinos podem se gabar e como podem! Porque conquistaram as medalhas mais cobiçadas, nos esportes coletivos masculinos, dos jogos Pan-americanos de Lima 2019: venceram de forma incontestável no Basquete, no Rugby, no Vôlei e no Handebol, neste último, com o bônus de garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Por que isso aconteceu no Pan? Acredito que seja mais pelo empenho dos hermanos do que propriamente por apoio das Federações e Confederações do país.
Fato é que eles são muito mais patriotas, no sentido mais puro da palavra, do que muitos outros esportistas espalhados pelo mundo. É raro você ver um argentino, em qualquer disputa, entrar para "cumprir tabela", entrar de "salto-alto" e achando que tudo vai ser fácil. Claro que há uma exceção ou outra, natural isso, mas em via de regra, eles não entram para perder e quando perdem, nada de cara de paisagem depois da derrota. Eles sentem mais do que os brasileiros, por exemplo. Independente das condições - e olha que muitos esportes por lá vivem sérias crises há muito tempo com problemas de gestão, organização e principalmente, corrupção – os argentinos dificilmente se entregam.
Mas chegaram em Lima e não tomaram conhecimento de ninguém nos 4 esportes coletivos mais badalados. Será que vamos aprender alguma lição com nossos vizinhos do Rio da Prata?