Basquete feminino do Brasil estreia com vitória
Próximo compromisso do Brasil é contra Porto Rico nesta quarta-feira, 7, às 23:00
Blog|Mauricio Bonato

José Neto é o comandante do time feminino de basquete do Brasil, que hoje estreou contra um adversário forte, de tradição e atual campeão Pan-americano, a seleção do Canadá. O técnico brasileiro que teve passagem como assistente do argentino Rubén Magnano na seleção masculina e que levou o Flamengo a vários canecos no NBB, estava trabalhando no Japão e aceitou o desafio de comandar nossas meninas. Um desafio e tanto, mas que pelo primeiro jogo, parece que ele em um mês de trabalho, soube conduzir muito bem.
Conheço José Neto, trabalhamos juntos em transmissões de basquete na TV e ele sempre foi tranquilo em seus comentários, ponderado e muito educado em suas colocações. Claro que como técnico, há os momentos de fúria, os "estresses" que fazem parte do trabalho. Mas ele tem sempre uma conduta serena e muito tranquila. Eu tive a oportunidade de narrar pela Record News essa partida de basquete ao lado do comentarista Daniel Bortoletto e garanto que a tranquilidade do "Netão" foi passada ao time.
O Brasil errou muito, assim como o time do Canadá, mas as meninas não se desesperaram como as canadenses em momentos decisivos do jogo, isso, para mim, é um retrato claro de que a filosofia do técnico está entrando no jogo das meninas. Vejo uma sequência de trabalho em Lima que pode nos trazer uma medalha, não sei o metal ou a cor, mas que vamos medalhar, eu tenho certeza. O time mostrou uma raça impressionante na marcação e na luta para recuperar a posse de bola. Ah já ia me esquecendo, o placar do jogo: Brasil 79x71 Canadá.