Carioca de 18 anos garante vaga olímpica para o Brasil no pentatlo
A atleta foi a melhor entre as sul-americanas, o que garantiu sua vaga na competição
Blog|Marcelo Romano

No 1º dia com disputa de medalhas nos Jogos Pan-americanos um dos destaques brasileiros foi Iêda Guimarães. Com apenas 18 anos, a carioca obteve o 4º lugar e como foi a melhor atleta sul-americana, garantiu vaga olímpica no pentatlo moderno. Depois da aposentadoria da medalhista de bronze olímpica em 2012, Yane Marques, após a Rio 2016, os resultados da modalidade neste ciclo olímpico não foram nada animadores.
Um total de 32 atletas participou da prova feminina que valia 5 vagas olímpicas. Das modalidades que compõem o pentatlo, Ieda teve ótimo desempenho no hipismo, em que foi a 3º colocada e bom aproveitamento na esgrima em que foi 5º. Na natação ficou apenas na 18º posição e no último evento, o combinado tiro corrida, o 11º lugar foi suficiente para o 4º lugar no geral.
Ano passado Ieda conseguiu o bronze nos Jogos Sul-americanos. Sua evolução ficou evidenciada ao superar no Pan, as argentinas para quem tinha perdido em 2018, Iryna Klokhlova e Johanna Zapata.
Apesar da pouca idade, Ieda é líder do ranking nacional e já disputou etapas da Copa do Mundo, mundiais júnior e Jogos Olímpicos da Juventude. Agora fica a expectativa que o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Pentatlo possa investir no desenvolvimento da atleta e que ela possa participar de mais etapas da Copa do Mundo até a Olimpíada. Estrear com um top 20 na Olimpíada já seria excelente.
O ouro da prova feminina de pentatlo do Pan ficou com a mexicana Mariana Gutierrez. Neste domingo acontece a final masculina, também valendo 5 vagas olímpicas. O Brasil tem boas chances com Felipe Nascimento que terminou em 5º na classificação da esgrima, e Danilo Fagundes que foi o 8º.
