Logo R7.com
RecordPlus
Blog

O Brasil na maratona masculina dos Jogos Pan-americanos

Nos últimos jogos, os atletas brasileiros não se saíram muito bem na disputa pelas medalhas

Blog|Decimar Leite

  • Google News
A maratona masculina acontece neste sábado (27), às 10h30
A maratona masculina acontece neste sábado (27), às 10h30

O protagonismo brasileiro na Maratona Masculina dos Jogos Pan-Americanos começou em 1987. Naquele ano, Ivo Rodrígues esteve no ponto mais alto do pódio conquistando a primeira medalha para o país na modalidade. Em Indianápolis, Ivo marcou duas horas, vinte minutos e 13 segundos.

Na cidade de Havana em 1991, José Santana perdeu o ouro para o dono da casa, Alberto Cuba, por apenas dois segundos.


O segundo melhor tempo de brasileiros em Pan-Americanos foi conquistado em Mar del Plata. Luiz da Silva finalizou a prova em duas horas, quinze minutos e quarenta e seis segundos e ficou com o bronze na Argentina em 1995.

Uma das provas mais marcantes foi a de 1999 em Winnipeg. O Brasil levou o bronze com Éder Fialho e o ouro com Vanderlei Cordeiro de Lima. Aquele primeiro lugar mostraria ao mundo que Vanderlei seria um dos maiores atletas da história.


Quatro anos depois, na República Dominicana, Vanderlei Cordeiro de Lima repetiu o feito ocupando o patamar de honra.

O Brasil sediou o Pan de 2007. Frank Caldeira, numa maratona espetacular pelas avenidas do Rio de Janeiro, marcou o segundo melhor tempo da história da competição e o melhor entre brasileiros: duas horas, catorze minutos e três segundos. O recorde é do porto-riquenho Jorge Gonzáles em 1983 com o tempo de duas horas, doze minutos e 43 segundos em Caracas.


O ano de 2011 contou a linda história de Solonei da Silva, gari da cidade de Penápolis-SP, que corria atrás do caminhão de lixo e conquistou a medalha de ouro em Guadalajara.

Nos últimos Pan-Americanos o desempenho dos brasileiros na Maratona Masculina não foi bom. Ubiratan dos Santos ficou na décima terceira posição e Franck de Almeida não terminou a prova de Toronto.


Até aqui, são cinco medalhas de ouro, uma de prata de duas de bronze para o Brasil. Cuba se aproxima com quatro ouros e um bronze.

Maratona pan-americana passará por pontos turísticos de Lima

O pernambucano Wellington Bezerra da Silva será o representante do país em Lima, neste sábado, dia 27 de Julho. Wellington tem conquistado ótimos resultados em provas de média distância como as Dez Milhas Garoto e a Meia Maratona do Rio.

A Maratona Masculina dos Jogos Pan-Americanos de Lima terá transmissão, ao vivo, pelo PlayPlus e pelo R7 às 10h30.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.