Logo R7.com
RecordPlus
Blog

Um bronze, sete finais e o significado da palavra equipe

União marca performance das meninas na ginástica feminina

Blog|Marta Teixeira

  • Google News
As meninas brilharam na disputa e na entrega das medalhas
As meninas brilharam na disputa e na entrega das medalhas

Sábado começou o torneio de ginástica nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. A modalidade tradicionalmente é uma das que mais atrai o público em todas as edições. Tem apelo junto a pessoas de todas as idades e é uma daquelas nas quais as famílias aproveitam para levar os pequenos que sempre se encantam com as performances dos ginastas.

Para o Brasil, foi um primeiro dia de grandes conquistas e muita superação. A equipe feminina não pôde contar com Jade Barbosa, poupada depois de sofrer uma torção no joelho esquerdo. Uma decisão complexa, mas que manteve o olhar no futuro. Apesar de sua lesão não ter sido grave, a comissão técnica e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) julgaram mais prudente não expô-la ao risco de complicar a situação competindo porque tem Campeonato Mundial na Alemanha em outubro e esse torneio vale vaga olímpica.


Com o desfalque, a equipe brasileira entrou na competição sem gordura para queimar. Em alguns aparelhos, apenas três atletas competiram ou seja, não teriam descartes (pelo formato da competição, apenas as três notas mais altas por aparelhos são consideradas para a classificação).

Flávia Saraiva, Thaís Fidélis, Carolyne Pedro e Lorrane Oliveira cumpriram sua missão e conquistaram o bronze por equipes. O pódio repetiu o de Toronto 2015 com ouro para os Estados Unidos e prata para o Canadá. As brasileiras não apenas mantiveram uma tradição que perdura desde a edição de Winnipeg-1999, com o Brasil sempre assegurando medalha em equipe no torneio (5 bronzes e uma prata no Rio 2007), mas ainda asseguraram sete finais individuais.


Seguem na luta por medalhas: Flávia Saraiva classificada no individual geral, trave e solo; Thaís, no individual geral e solo; e Lorrane e Carolyne nas barras assimétricas. Mesmo fora da disputa, Jade também recebeu medalha, isso porque não foi cortada, apenas poupada. Justo? Justíssimo!!!

Atleta mais experiente da equipe, Jade esteve ao lado das companheiras todo o tempo, ajudou a preparar os aparelhos e, mais importante que tudo, levou sempre um abraço de estímulo após cada grande apresentação e uma palavra de encorajamento depois de cada falha. Espírito de equipe é isso.

Hoje à tarde tem mais ginástica artística no Pan Lima 2019 com a competição por equipe masculina. As meninas voltam a se apresentar na segunda-feira com a final do individual geral. A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Os eventos ao vivo estão disponíveis no R7.com e PlayPlus.com.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.