Marcéu Pierrotti se despede de Pedro em Paulo, O Apóstolo com cena impactante: ‘Foi muito forte’
Morte do personagem ao lado protagonista em Roma marcou o final da superprodução
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

Pedro, personagem de Marcéu Pierrotti em Paulo, O Apóstolo, morreu crucificado de ponta-cabeça em uma Roma destruída pelo incêndio no episódio final da superprodução. O site oficial acompanhou as gravações da sequência e, dias depois, conversou com o ator sobre a finalização de mais um trabalho na emissora.
Em entrevista exclusiva, Marcéu revela os bastidores da morte de Pedro, a preparação para os momentos finais, e os aprendizados com o personagem e o projeto.
“Foi um acerto enorme da Cristiane [Cardoso, autora da série] nessa escrita com todas as colaboradoras. E da direção por fazer dessa forma, porque é impactante”, destaca o ator sobre o desfecho com a morte de Pedro e Paulo (Murilo Cezar).
Leia também:
- Diretor de arte e cenografia da Seriella Productions conta curiosidades surpreendentes sobre ‘Paulo, O Apóstolo’
- Rosanne Mulholland reflete sobre trajetória como Agripina em Paulo, O Apóstolo: ‘Das personagens mais ricas e complexas que já fiz’
- Caio Paduan analisa transformação de Jonatas em Paulo, O Apóstolo: ‘Fim triste’
“A história da série é sobre o Cristianismo se expandindo e se estruturando pelo Paulo para os gentios”, completa.
A gravação da sequência ocorreu na semana final de gravações da superprodução com o elenco principal em um cenário marcante, Roma destruída. Marcéu conta como a atmosfera do local somada à emoção da proximidade da conclusão do projeto, auxiliaram na construção do momento:
“Quando cheguei e vi aquele espaço, um trabalho muito potente da direção de arte, da criação dos objetos ao cenário inteiro, com aqueles ‘corpos em chamas’, e o espaço destruído, foi muito forte para mim, e ajudou muito meu trabalho”.

O ator revela ainda que, por querer fazer a cena sem precisar de dublês, buscou se preparar corporalmente para o momento.
“Tinha dublê, mas também um desejo enorme de fazer a cena inteira. Tentei entender biologicamente o corpo nesta situação, quanto tempo eu poderia ficar de ponta-cabeça. Junto com toda a equipe, a direção e a coordenação de dublês, conseguimos ter uma atenção especial, e um sistema muito seguro, com todos muito próximos para que pudesse fazer todos os takes”.
Na sequência, Paulo é levado por Nero (Enzo Ciolini) para o centro da praça, onde há uma cruz invertida. Em meio à emoção de Rode (Michelle Batista) e dos discípulos Gabriela (Anna Melo), Lucas (Caio Menck) e Silas (André Luiz Miranda), Pedro chega, escoltado por soldados para ser crucificado. No entanto, os dois trocam um último olhar com Pedro já na cruz.
“É uma cena muito forte, de duas falas [em hebraico], mas no nosso olhar, teve um momento ali que era eu e o Murilo, Pedro e Paulo”.

Balanço Final
Ao refletir sobre a sequência mais marcante do projeto, que lhe exigiu mais como ator, Marcéu elege a morte de Tiago (Thiago Piacentini).
“Sempre foi a mais cena mais difícil de pensar. Tinha muita vontade de viver aquele momento, mas sabia que era a mais complexa a se fazer, porque tinha muitas camadas que também mexiam comigo. Pedro e Tiago tinham uma relação paterna, a meu ver. E eu e o Thiago criamos uma relação muito legal. E estar ali, naquela cena, sabia que ia ser muito impactante. Foi a sequência mais forte”, revela o ator.

Imerso em Paulo, O Apóstolo desde o fim de 2024, Marcéu analisa a conclusão de mais um projeto na RECORD:
“É uma satisfação ter vivido essa jornada inteira. E orgulho de mim mesmo. Fiz o melhor que pude, e estou feliz com o que fizemos, é um projeto muito bonito e sofisticado. Sigo em paz e feliz com o retorno do público, por um reconhecimento de como transformar as pessoas com o que faço, dando o máximo que posso para poder contar as histórias e fazer as pessoas refletirem. Isso faz sentido com o meu propósito”.
Sobre Pedro, o ator conta que a sabedoria foi o principal aprendizado: “É saber ceder também”, finaliza.
Paulo, O Apóstolo é exibida de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os episódios.
Elenco comenta final das gravações:
Por Gabriel Alberto, do site oficial
Em clima de emoção e com a certeza de missão cumprida, as gravações de Paulo, O Apóstolo chegaram ao fim na quarta (6). Pouco antes de começar o dia, o elenco envolvido nas cenas finais confraternizou ao lado da equipe da superprodução. O protagonista, Murilo Cezar, aproveitou para trazer o irmão, Bruno, para conhecer os estúdios do Complexo de Dramaturgia da Seriella no Rio de Janeiro. Ao site oficial, os atores contaram a experiência de concluir o projeto em exibição na RECORD














