Record TV vence Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo
Série Piratas da Amazônia, exibida no "Câmera Record", mostrou conteúdo exclusivo sobre o sequestro do casal de americanos
Câmera Record|Camila Juliotti, do R7
A Record TV teve o trabalho jornalístico reconhecido ao ganhar, mais uma vez, o Prêmio Rei da Espanha de Jornalismo. A emissora venceu na categoria Televisão com a série Piratas da Amazônia, exibida no Câmera Record.
A 36ª edição da premiação, formada por um júri internacional de sete especialistas, destacou os furos da reportagem Piratas da Amazônia e as dificuldades de conseguir o material exclusivo. Além disso, a estética diferenciada na captação, a edição e a linguagem utilizadas na matéria foram exaltadas.
O júri se reuniu na sede central da Agência EFE, nesta quarta-feira (30), e avaliou os 200 trabalhos vindos de um total de 18 países.
Em 2016, foi a primeira vez que a Record TV conquistou o prêmio, considerado o maior de jornalismo do mundo nas línguas espanhola e portuguesa. Na época, a matéria Eternas Escravas foi a vencedora.
A série agora premiada da Record TV exibiu detalhes inéditos sobre o sequestro do casal de americanos na Amazônia, caso que repercutiu no mundo inteiro. Adam Harteau, de 39 anos, Emily Faith Harteau, de 37, e as filhas, de 3 e 7 anos, foram atacados por assaltantes, chamados popularmente de "piratas". A família ficou dias desaparecida, porém conseguiu sobreviver ao ser encontrada na floresta por ribeirinhos.
O Câmera Record entrevistou Adam e Emily, que contaram detalhes até então desconhecidos das autoridades brasileiras, além de conversar com os moradores que os salvaram.
A equipe do programa também acompanhou, com exclusividade, a operação da Polícia Civil para prender o pirata que participou do assalto e sequestro da balsa onde estavam os americanos. Identificado como Anderson Lobato, ele fazia parte de uma quadrilha de piratas que aterrorizava comunidades ribeirinhas na Ilha de Marajó, no Pará. O jornalístico conseguiu identificar os assaltantes e ter acesso exclusivo a imagens deles em ação.
Veja abaixo a série de reportagens Piratas da Amazônia:
.