Fernando Pavão interpreta José em A Vida de Jó: ‘Mais maduro e vivido’
Veterano da dramaturgia da RECORD, ator está de volta na minissérie e elogia colegas de elenco
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

Fernando Pavão tem 30 anos de carreira, sendo 20 deles na RECORD, com papéis marcantes para o público que ama novelas e séries. Agora, o ator se prepara para viver José em A Vida de Jó, minissérie já disponível no Univer Vídeo e com estreia marcada para o dia 15 de setembro na emissora.
Em entrevista ao site oficial, Fernando contou como é interpretar José, personagem com história emblemática, mas desta vez em outro momento de vida: “José é um personagem que conheci melhor quando fiz o Sheshi em Gênesis (2021). Mas esse José é mais maduro e vivido. E ele e Jó têm uma trajetória muito parecida, enfrentaram muitas dificuldades e tiveram muita resiliência”.
Leia mais
- Giuseppe Oristanio exalta caracterização de Jacó para a minissérie A Vida de Jó: ‘Incrível’
- Roberta Teixeira reforça qualidades de Iscá em A Vida de Jó: ‘Mulher muito forte, afetuosa e protetora’
- A Vida de Jó: Guilherme Berenguer e Juliana Didone comentam etapa de preparação para a série com Andrea Avancini
O ator continuou ao relembrar que José, filho de Jacó (Giuseppe Oristanio) e vendido como escravo pelos irmãos, teve sua história contada, na juventude, em outras produções da emissora como José do Egito (2013) e Gênesis:
“É bacana essa revisitação com outros profissionais. Não só do ator, mas da época em que é retratada. O primeiro José tem mais de dez anos. E é legal ver essa releitura das obras também”.
Na trama de A Vida de Jó, José volta ao acampamento do pai, Jacó (Giuseppe Oristanio), para levar a filha Raquel (Mah Duarte), pretendente do protagonista interpretado por Enzo Krieger.
O ator ressaltou a semelhança entre José e Jó bem como a fé que os dois têm: “Jó tem uma admiração muito grande por ele, se enxerga um pouco na trajetória do tio e do que ele pode vir a se tornar. E ele tem um carinho muito grande por Jó, e se vê nele mais novo”.
José é casado com Azenate na minissérie e, o ator destacou a parceria com Francisca Queiroz, com quem já esteve em outros trabalhos na emissora: “Os dois têm uma relação de muita cumplicidade, a ponto de ela se converter. A Francisca é uma excelente parceira de cena, muito talentosa e divertida. O mais legal é que existe sempre uma abertura, gosto muito dessa troca”.
Fernando também contracena com Gabriel Vivan, Hall Mendes e Mah Duarte, Efraim, Manassés e Raquel, respectivamente, filhos de José e Azenate. A quem o ator foi só elogios.
“Eles são atores muito interessados, querendo aprender. E a gente percebe que está ficando velho quando os outros começam a nos olhar. Já ouvi dizerem que elenco jovem é difícil de trabalhar porque os atores chegam pouco disponíveis para a troca, mas foi o contrário. Todos eles tiveram uma disponibilidade muito grande e chegaram para somar”, afirmou.
Segundo o ator, os três filhos são rebeldes: “O José tenta buscar a união da família e passar a educação que ele teve com Jacó”.
Durante as gravações, Fernando conciliou o projeto com uma temporada no teatro, com a peça Entre Irmãos. E a poucos dias da estreia, está curioso para ver como a minissérie vai chegar ao público.
“Estou com muita expectativa para ver. Acho que A Vida de Jó tem todos os elementos [de uma boa produção], como a noção de família, que você percebe muito forte e a importância disso para José e Jacó, por exemplo. E tem as tramas paralelas. Vai sair um produto lindíssimo”, garantiu.
Não perca! A Vida de Jó estreia dia 15 de setembro, às 21h, na RECORD. A minissérie é escrita por Cristiane Cardoso e dirigida por Alexandre Avancini.
