Logo R7.com
RecordPlus
Domingo Espetacular

Professor universitário com Alzheimer desaparece após trilha no Rio de Janeiro

Quadro Mistério do Domingo mostra detalhes do sumiço do docente aposentado, que foi visto no último dia 12 de outubro

Mistério do Domingo|Do R7

  • Google News

Há mais de um mês, a família do professor aposentado Antônio Petraglia vive a angústia de não ter notícias do paradeiro dele. O idoso, que tem Alzheimer, desapareceu após fazer uma caminhada aos pés do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, um local que já havia percorrido pelo menos cinco vezes. Segundo o filho Pedro, a própria trilha não possui câmeras que possam mostrar o que aconteceu.

O professor comemorou recentemente seu 70º aniversário com a família e mantinha uma rotina ativa. Amava dar aulas, formou várias gerações de estudantes e se dedicava a pesquisas estratégicas em engenharia eletrônica.

Mesmo após o diagnóstico de Alzheimer em 2021, continuou frequentando a universidade e mantendo certa autonomia, realizando atividades do dia a dia como caminhar e movimentar sua conta bancária.

No dia do desaparecimento, em 12 de outubro, o professor passou o dia com a família e, no final da tarde, saiu para correr vestido com bermuda caqui, camisa cinza e cordão de identificação. Levava cartão de banco e dispositivo de rastreamento, mas deixou o celular em casa. O rastreador funcionou inicialmente, permitindo que sua esposa o localizasse, mas não deu tempo de encontrá-lo. Especialistas explicam que a geografia da região, com montanhas e vegetação densa, pode criar áreas “cegas” onde o sinal não é transmitido.

O último registro do professor o mostra entrando na trilha, cumprimentando uma pessoa na entrada. Ele foi visto por testemunhas sentado em um banco por volta das 17h10 e, minutos depois, caminhando em direção à saída, às 17h40.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, empregando montanhistas, cães farejadores, drones e câmeras térmicas para buscas detalhadas. A pista chegou a ser interditada por dois dias, mas não houve nenhum sinal do professor ou de seus pertences. Também foram realizadas buscas no mar, mas sem resultados.

Quatro dias após o desaparecimento, o rastreador foi ativado novamente em outra área turística próxima, conhecida como Mureta da Urca, mas não houve localização concreta. A polícia recebeu relatos de que Antônio teria sido visto no centro da cidade, mas as informações não foram confirmadas.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.