Brasileiros apostam em mesa sem fartura nas festas de fim de ano
Instituto Real Big Data também revela que 45% pretendem presentear apenas familiares mais próximos
Fala Brasileiro|Do R7
Encerrar o ano e renovar as esperanças sempre foi motivo de alegria e comemoração para muitos brasileiros, porém com a pandemia apenas 54% deles pretendem de fato celebrar, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Real Big Data nos dias 29 e 30 de novembro de 2021.
Entre os entrevistados que desejam comemorar o fim de ano, 73% planejam estar ao lado de familiares mais próximos, enquanto 14% devem ampliar a festa também para os amigos.
A pandemia continua sendo motivo para evitar festas, segundo 59% dos brasileiros. Já para 15% dos entrevistados, a falta de recursos é o que impede as comemorações. A pesquisa mostrou que 11% pretendem passar o fim de ano sozinhos e 6% estarão trabalhando.
Quando o assunto é o cardápio, 44% disseram que não pode faltar peru ou chester, 22% fazem questão de frango, 21% pretendem servir carne bovina, 8% querem bacalhau e apenas 5% acreditam que lombo é essencial. Mas isso não quer dizer fartura! Para 84% dos brasileiros, a mesa será bem mais modesta em 2021.
E aquela lembrancinha que muita gente faz questão de receber? De acordo com a pesquisa, 54% não pretendem comprar presentes de Natal e 45% só devem presentear as pessoas mais próximas.
Veja os dados completos do estudo feito pelo Instituto Real Big Data no infográfico: