Fifo Benicasa se despede de Paulo, O Apóstolo e faz desabafo sobre morte de Barnabé: ‘Me doeu bastante’
Ator encerra trabalho na superprodução em sequência impressionante
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

Um dos personagens mais queridos de Paulo, O Apóstolo, Barnabé, vivido por Fifo Benicasa, deixou a trama após ser morto por Barjesus (André do Vale). Em uma cena repleta de emoção, o discípulo de Jesus se despede do sobrinho Marcos (Marcus Bessa) e é levado da sinagoga em Pafos.
Ao site oficial, Fifo Benicasa comentou a gravação das cenas finais de Barnabé e fez um balanço sobre sua participação na superprodução.
“Demorei a ler a morte dele. E foi uma ótima escolha não a vermos. Deixou para o espectador ter o poder e a capacidade de imaginar essa cena. Sabia qual era o episódio, então pulei, porque não tem como, me apeguei ao personagem. E confesso que me doeu bastante”, revelou Fifo.
Leia também:
- Daniel Dalcin repercute morte de Matias em Paulo, O Apóstolo e avalia papel: ‘Personagem mais pesado que já fiz’
- Anna Melo e Caio Menck comentam clima romântico entre Gabriela e Lucas em Paulo, O Apóstolo: ‘Novos sentimentos’
- André Luiz Miranda destaca leveza de Silas na vida de Paulo: ‘É um ponto de equilíbrio’
Na cena, Barnabé está em Pafos levando a Palavra de Jesus. Quando fala aos presentes sobre a circuncisão do coração, e é acusado de blasfêmia por Barjesus e seus seguidores, que já tinham se posicionado contra Paulo (Murilo Cezar) quando o apóstolo passou pela cidade.

Toda a sequência é contada pelo relato do sobrinho, Marcos, que voltou a Jerusalém após a violência sofrida.
“Fiquei quietinho, deitei no chão e quando deu o ‘ação’ foi incrível, porque olhei para o Marcus e ele estava inteiro na cena, com voz de dor e sofrimento, todo ensanguentado. Lembro que nem pensei, só olhei para ele e fiz um carinho querendo acalmá-lo, porque vi um garoto sofrendo, cheio de culpa. E isso só vem na hora da gravação, não adianta prever”, compartilhou Fifo.
Aliás, o ator fez questão de agradecer a todos os envolvidos na sequência e a parceria para que tudo funcionasse da melhor maneira no set: “É o tipo de cena que não se faz sozinho. Eu e o Marcus somos a ‘ponta do iceberg’ porque há toda uma equipe de maquiagem, efeitos, dublê, câmeras, fotografia, figurino e som. E tudo orquestrado por uma direção primorosa, e depois vai para uma edição com qualidade estética e artística. Quero parabenizar à equipe por esse momento que foi muito bonito para mim”.
Despedida da série

Em 2025, Fifo foi visto nas telas da RECORD em dose tripla: na reprise de Reis (2022), em Neemias e agora em Paulo, O Apóstolo, o que enche seu coração de gratidão:
“Sempre vou agradecer. É algo que minha família me ensinou, agradecer quem te dá oportunidade, porque confiar em uma pessoa é um gesto de carinho. E sou muito grato pela RECORD e a Seriella Productions porque me deram a responsabilidade de realizar grandes trabalhos. Todos os personagens me fazem olhar o mundo por outro viés, se questionar como pessoa e buscar se tornar um ser humano melhor. Aprendi muito com o Barnabé. E saio desse projeto tentando ser um pouco mais Barnabé na minha vida, porque ele é um personagem especial”.
Paulo, O Apóstolo é exibida de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os episódios.
Elenco comenta final das gravações da série:
Por Gabriel Alberto, do site oficial
Em clima de emoção e com a certeza de missão cumprida, as gravações de Paulo, O Apóstolo chegaram ao fim na quarta (6). Pouco antes de começar o dia, o elenco envolvido nas cenas finais confraternizou ao lado da equipe da superprodução. O protagonista, Murilo Cezar, aproveitou para trazer o irmão, Bruno, para conhecer os estúdios do Complexo de Dramaturgia da Seriella no Rio de Janeiro. Ao site oficial, os atores contaram a experiência de concluir o projeto em exibição na RECORD














