Logo R7.com
RecordPlus
Reis

Ademir Emboava comenta morte de Amasa e analisa fidelidade do guerreiro a Davi em Reis

Personagem foi assassinado por Joabe (Marcelo Faria) após ser nomeado comandante do exército pelo rei de Israel

Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

  • Google News
Ademir Emboava analisa trajetória de Amasa
Ademir Emboava analisa trajetória de Amasa

A trajetória de Amasa (Ademir Emboava) em Reis — A Consequência foi uma montanha-russa de emoções. Fiel guerreiro de Davi (Petrônio Gontijo), ele deixou se levar pela ambição ao apoiar Absalão (Ricky Tavares). No entanto, após a morte do príncipe, conseguiu o perdão do rei de Israel.

Ademir Emboava analisou a jornada do personagem, tão complexo aos olhos do público, e comentou a morte do guerreiro pelas mãos de Joabe (Marcelo Faria).

“Ele morre de forma muito tranquila e em paz. E é o que levo do Amasa, essa tranquilidade dele em analisar as coisas. Na vida, é natural, a gente erra. A questão não é o errar, é o ‘vou permanecer nesse erro ou me reestruturar para que isso não aconteça novamente?’. Acho que levo isso do Amasa para a minha vida”, refletiu o ator em entrevista ao site oficial.

Na série, o guerreiro recebe de Davi a missão de ser o fiel escudeiro de Absalão quando o príncipe é nomeado ministro de Hebrom. No entanto, o rebelde e Aitofel (Marcos Winter) conseguem seduzir Amasa com a ambição dele em ser comandante do exército de Israel no lugar de Joabe.

Para Ademir, Amasa se vê em uma teia de cobiça e, quando percebe, não consegue mais sair dela.

“Ele vai para o lado do Absalão porque Davi pede [quando nomeia o filho ministro]. E, a todo momento, a relação deles é muito próxima e carinhosa, a ponto de ter afeto, mas não só isso, porque Absalão propõe que ele seja o comandante do exército. É como se essa fosse a falha trágica do Amasa. Ele tinha ambição pelo poder”, apontou o ator.

Ator analisa a ambição de Amasa pelo poder
Ator analisa a ambição de Amasa pelo poder

Mesmo assim, Ademir lembrou que o personagem hesita em diversos momentos, como quando precisa levar as concubinas para serem violentadas por Absalão e durante a batalha do Bosque de Efraim, ao fugir do combate contra Zeleque (Robson Santos) e tentar, em vão, salvar o amigo

“Amasa não concorda nem um pouco com as atitudes do Absalão, mas não pode fazer absolutamente nada porque, hierarquicamente, ele é o príncipe. A trama é exatamente essa. O Aitofel e o Absalão envolvendo o Amasa nessa armadilha e, quando ele percebe que foi induzido a isso, não tem mais volta. [Mas] o caráter do Amasa continua vinculado a Davi”, explicou. 

Após a morte de Absalão, o guerreiro é capturado pelos Valentes e pede perdão ao rei de Israel. Segundo Ademir, esse pedido foi genuíno. 

“É verdadeiro, não é mentiroso. Ele falou de coração que não foi ele quem matou o Zeleque e que não queria estar envolvido nessa confusão toda. O Davi o perdoou porque viu sinceridade nos olhos do Amasa”, relembrou. 

Amasa cria um carinho por Absalão (Ricky Tavares)
Amasa cria um carinho por Absalão (Ricky Tavares)

Em seguida, o rei decide colocar o guerreiro na posição de Joabe, o que deixa o comandante ressentido. Dias depois, ele encontra Amasa ao partir para uma missão, finge abraçá-lo, mas, na verdade, esfaqueia o companheiro.

A cena foi gravada no último dia de Ademir na superprodução. O ator contou que fez orações e conversou com Deus antes de entrar no set:

“Falei: “Muito obrigado, meu Deus, por essa alegria, esse presente que ganhei de trabalhar ao lado de pessoas tão maravilhosas, e por fazer um personagem que as pessoas gostaram”.

Relembre:

Em toda a jornada na superprodução, Ademir teve a oportunidade contracenar com grandes nomes da TV e do teatro e também com atores mais novos, em ascensão ou ainda no início da carreira.

Para o intérprete de Amasa, essa mistura é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho construtivo para todos os envolvidos na série.

“A generosidade é de ambas as partes. Aprendo muito com eles, de vê-los fazendo, porque tem uma jovialidade, uma maneira de falar, um brilho no olhar que é encantador. E, ao mesmo tempo, eles falam: ‘É muito bom te ver trabalhando, porque a gente aprende’. Essa troca é mútua o tempo todo. Um ator sobrevive do outro”, garantiu. 

Ademir fez aulas de luta para enfrentar as batalhas
Ademir fez aulas de luta para enfrentar as batalhas

Além dos desafios dramáticos de Amasa, Ademir encarou sequências de guerras intensas, com chuva e lama. Para isso, precisou se preparar em workshops nos bastidores da série.

“Nos prepararam muito bem. São técnicas de luta com espada, de queda. E é quase que uma brincadeira, faz voltar aos tempos de criança. Como eu também já fiz circo e algum tipo de luta, tenho uma memória do corpo. Foi muito divertido, inclusive gravar cenas de batalha”, afirmou Ademir. 

Por fim, o ator explicou como se sentiu no último dia de gravação no projeto e garantiu que a gratidão foi o sentimento mais presente durante todo o processo.

“Eu estou muito feliz por ter feito esse personagem. Me sinto em casa aqui. E toda vez que vinha para cá, sentia gratidão. Agradeço aos produtores por me chamarem, à Record TV por confiar no meu trabalho e também por fazer parte desse projeto com um elenco maravilhoso”, concluiu.

Acompanhe todas as emoções de Reis — A Consequência de segunda a sexta, às 21h, na tela da Record TV. Perdeu algum momento? Veja o resumo da semana aos sábados, no mesmo horário. Episódios completos estão disponíveis em PlayPlus.com.

Fãs repercutem morte de Absalão e elogiam Ricky Tavares

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.