Vitor Novello ressalta a importância do perdão na vida de Jeroboão em Reis: "Ele se redime"
Ator adianta que o público o verá mais maduro na décima temporada, A Decadência
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

Vitor Novello fez sua estreia em Reisna nona temporada, A Sucessão, como o enigmático Jeroboão. Inicialmente, pouco se sabia sobre o rapaz que foi trabalhar no palácio como servo de Salomão (Guilherme Dellorto). No entanto, seu passado foi sendo revelado e trouxe pistas para o público de quem ele realmente era.
Em entrevista ao site oficial, Vitor Novello contou como se preparou para viver o personagem na série e analisou a trajetória de Jeroboão, que teve o perdão como principal motivador de transformação na temporada e agora deve demonstrar um amadurecimento maior em A Decadência, que estreia em abril de 2024.
“Jeroboão é uma figura muito complexa, que não se explica, tem muitos lados. É realmente difícil entendê-lo. Acho essa montanha-russa [do personagem] muito divertida de interpretar”, garantiu.
No início da temporada, Jeroboão foi ao palácio a mando do faraó Siamun (Gustavo Ottoni) para ficar de olho em Nebset (Priscila Ubba) e também com o intuito de livrar a mãe, Zerua (Dani Moreno), do harém.
No entanto, o rapaz se complica a partir do momento que tenta encobrir os erros de Rezom (Nando Rodrigues), que achava que era seu pai. Por conta disso, precisa lidar com a morte de Hagite (Vannessa Gerbelli), que o remoeu de culpa e ditou muitas atitudes dele a partir dali.
“Seria simplista definir como alguém do mal. Acho que ele se viu obrigado a fazer maldades nas circunstâncias em que estava”, opinou Novello.

De acordo com o ator, a descoberta da paternidade e a morte da mãe alteram o destino do rapaz, da mesma forma que o envolvimento com Ashira (Carol Bresolin).
“Ele se vê desamparado depois que a mãe morre, com a culpa por causa da morte da Hagite. O Jeroboão não queria que tivesse sido assim. Ao longo dessa trajetória, a culpa o atormenta e, por meio do remorso e da redenção, vai se alinhando a um caminho mais ético”, analisou o ator.
A descoberta da traição da esposa é outro momento-chave na trajetória do personagem. Ao exigir o apedrejamento de Ashira a Salomão, Jeroboão se vê confrontado com o perdão do rei, que usa da sabedoria para perdoá-lo após a admissão do servo sobre os erros que cometeu.

“Depois que ele pega a Ashira traindo, é o fundo do poço. E aí, na conversa com o Salomão, em que o rei perdoa o Jeroboão, planta uma sementinha no coração dele do perdão também. E é o que ele faz com Ashira. Acho que o Jeroboão realmente se redime e no final a gente o vê mais maduro”, contou.
Para compor um personagem tão complexo, o ator ressaltou a importância da preparação.
“Leio bastante o texto, gosto de decupar e dividir as cenas em ordem cronológica, e me guio por isso. Acho que o texto traz as respostas e as que ele não traz, a gente imagina, o que também faz parte do nosso trabalho como ator. Nesse início, me desprendi do que eu sabia e tentei descobrir com as cenas. Foi a minha escolha”, revelou.

A trajetória de Jeroboão permitiu a Novello viver diferentes facetas da atuação.
“Ele tem me dado a oportunidade de experimentar outras sensações que a vida não traz, mas a ficção pode trazer, do perdão, da culpa e da raiva extrema. Ele começa muito educado e correto, depois vai se desvirtuando. Acredito que atuar é uma relação entre o personagem e o ator, porque emprestamos a nossa emoção real para a cena”, afirmou.
Por fim, Novello concordou ao refletir que o perdão guiou Jeroboão em A Sucessão.
“Acho que tanto o fato de perdoar quanto ser perdoado. Salomão deu o exemplo e ele seguiu. Mesmo que não confie mais na Ashira, ele a perdoa. E o Jeroboão precisava muito desse perdão do Salomão, do Quimã (Paulo Vilela) e de Deus. Quando ele sente que foi perdoado, é um grande alívio e [agora] pode seguir a vida”, analisou.
Gostou de relembrar a história de Jeroboão em Reis? Então, reveja todos os episódios no PlayPlus.com. A décima temporada da série, A Decadência, estreia em abril de 2024 na RECORD.
Cirillo Luna elenca sete cenas inesquecíveis de Davi na série:
Cirillo Luna recebeu uma difícil tarefa do site oficial: elencar as cenas marcantes de Davi na série Reis. O ator citou sete momentos do rei de Israel na trama, mas deixou claro que todas as sequências do monarca, durante as quatro temporadas em que es...
Cirillo Luna recebeu uma difícil tarefa do site oficial: elencar as cenas marcantes de Davi na série Reis. O ator citou sete momentos do rei de Israel na trama, mas deixou claro que todas as sequências do monarca, durante as quatro temporadas em que esteve no papel, foram especiais. "Todas são muito significativas para mim", revelou. Confira!
























