Thiago Piacentini dá adeus a Tiago em Paulo, o Apóstolo: ‘Personagem mais importante que fiz até hoje’
Ator reflete sobre a morte do discípulo de Jesus, golpeado por Herodes em sequência impactante, e faz balanço sobre participação na superprodução
Entrevistas|Bianca Godoi e Gabriel Alberto, do site oficial

Thiago Piacentini se despede da superprodução Paulo, O Apóstolo após uma sequência emocionante da morte de Tiago, vítima da espada de Herodes (Charles Paraventi). O apóstolo foi morto ao pregar a Palavra de Jesus para uma multidão no Templo de Salomão, em Jerusalém.
Ao site oficial, o ator revelou detalhes da gravação da sequência e fez um balanço da participação na série.
“Foi o personagem mais importante que fiz até hoje, pela simbologia de ser o Tiago, que para mim e minha família tem um significado enorme. Então, cheguei com muita pressão para fazer e fiz de tudo para transformar em algo bom. Saio muito feliz e com a sensação de que consegui honrar a minha família e todos que, como eu, gostam muito do apóstolo pelas leituras bíblicas”, confidenciou Thiago, que teve seu nome escolhido devido à trajetória do seguidor de Jesus.
Leia também:
Na trama, desde o primeiro episódio, fica evidente uma certa impulsividade do apóstolo, o que pode ter acentuado os perigos e o levado à morte.
“Sempre quando somos mais novos e temos um objetivo, temos a vontade de atingi-lo logo, e essa ansiedade acaba atrapalhando. Conforme amadurecemos, achamos outras maneiras, mais calmas e racionais, não tão emotivas. Acho que ele deixou um aprendizado, de como lidar com a ansiedade e essa vontade”, analisou Thiago.

Na sequência, o apóstolo faz um discurso no qual cita os homens corruptos que se intitulam reis e abriu os olhos do povo para o verdadeiro Messias. O governante da Judeia, Herodes, se sentiu ofendido e ordenou que os soldados agredissem o rapaz. Mesmo machucado, Tiago seguiu firme em sua fé e confrontou Herodes, que o atingiu com uma espada no peito.
“O principal desafio [da cena] foi a transição da força dele dando o discurso, atingindo o objetivo e depois, receber o golpe, com tudo aquilo culminando com a morte dele”, explicou o ator.
Em seguida, Tiago morre nos braços de Pedro (Marcéu Pierrotti), a quem diz suas últimas palavras em um momento repleto de emoção e que mexeu com o artista. Para isso, a troca com Marcéu foi fundamental para deixar a cena ainda mais impactante.
“Não conhecia o Marcéu [antes do projeto]. Mas desde o começo ele foi como um irmão dentro e fora da série. Foi um momento de muito aprendizado. Antes da cena, conversamos sobre como pretendíamos fazer e teve todo um estudo que ele, de uma maneira muito doce, conseguiu me ensinar muito e alinhar nossas intenções e objetivo cênico antes de entrarmos no set”, revelou.

A morte de Tiago foi uma das últimas a cenas a serem gravadas por Thiago Piacentini em Paulo, O Apóstolo, o que o levou a refletir sobre a transformação que a superprodução fez em sua carreira:
“Aprendi a trabalhar a minha ansiedade com esses dois personagens [Tiago e também Ido, profeta em Reis] e saber que eu quero atingir meu objetivo, mas como chegar nele é a principal questão, e sempre é preciso trabalhar a questão emocional”.
Com um baque tão grande na história, como ficam os outros personagens, em especial os apóstolos e amigos de Tiago?
“Ele é o primeiro apóstolo a morrer. Acho que isso mexe com todos eles, porque a partir desse momento há uma noção de onde tudo pode chegar, no que espalhar a mensagem de Jesus pode levar, o quão sério é. Acredito que vai reverberar neles. Mas eles estão dispostos a enfrentar isso, sabem que estão ameaçados e que esse é o preço. Vai servir de impulso, pois o Tiago morreu feliz, espalhando a mensagem de Jesus”, avaliou o ator.
Paulo, O Apóstolo é exibida de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o PlayPlus.com para rever os episódios.
Elenco destaca a mensagem da série:
A convite do site oficial, o elenco de Paulo, O Apóstolo destacou em poucas palavras a importância da superprodução que já está disponível no Univer Vídeo e estreia no dia 7 de julho na tela da RECORD. Confira!
Divulgação/Seriella Productions











