Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Top Chef Brasil 4
Publicidade

"É um dom", afirma chef Nara Amaral sobre habilidade culinária

A baiana marcou o Top Chef Brasil com pratos impressionantes e vitórias em provas importantes

Entrevistas|Bianca Barbosa, do site oficial

O conhecimento está à disposição de qualquer pessoa, mas o dom é para poucas! Nara Amaral é naturalmente habilidosa na gastronomia. Mesmo sem cursos ou livros, a chef baiana sabe misturar sabores de forma harmônica e conquistou o paladar dos especialistas do Top Chef Brasil com ingredientes regionais e uma pitada de confiança!

Antes mesmo de ser participante do reality culinário, Nara já tinha cozinhado na posse do presidente Lula, assinou um prato para o cardápio premium da Latam Airlines, e recebia famosos em seu restaurante badalado em Salvador (BA).

“Sou uma cozinheira autodidata”, explicou a chef, que aprendeu a cozinhar, comendo. Os amigos da baiana costumavam pular a janela da casa de Nara para evitar o longo caminho da rua até a porta. Nas festas, a janela também era usada para passar os pratos e bebidas que a chef criava. Pensando nessa dinâmica, veio a ideia do restaurante, e Di Janela foi o nome escolhido.

O local é o maior sucesso na capital soteropolitana, e completou 10 anos há poucos meses. Ele é o irmão mais velho do Bar e Restaurante Provisório, que foi inaugurado nesse ano e segue os passos de sucesso da chef. Atualmente, o maior sonho de Nara é ver seus empreendimentos continuarem funcionando com boa administração, o que não impede que a baiana planeje novos sucessos: “Quero abrir um lugar com meu nome na capital paulista”, revelou.

Publicidade

No reality

Nara foi a quarta eliminada do Top Chef Brasil, após trajetória digna de protagonista. Ela venceu o primeiro Teste de Fogo, conquistou a Faca de Ouro mesmo sem nunca ter feito uma massa na vida e criou laços fortes de amizade com os competidores, em especial com Jamile Massahud, para quem vai sua torcida a partir de agora.

A chef perdeu o Desafio de Eliminação, que consistia no preparo de flat iron, um corte de carne, na brasa. Na opinião de Nara, faltaram equilíbrio e tranquilidade durante a atividade, e a carne também não a ajudou: “Apesar de ser macia, era muito fina. Um corte de carne mais comum daria mais tranquilidade, principalmente um mais alto”, afirmou.

Publicidade
Nara apresentou moqueca de maturi no Teste de Fogo especial
Nara apresentou moqueca de maturi no Teste de Fogo especial Nara apresentou moqueca de maturi no Teste de Fogo especial

Mesmo sem seguir adiante, Nara marcou o reality com sabores que vão ficar na memória dos jurados. Ela usou maturi (castanha-de-caju ainda verde), licuri (coquinhos de palmeira), e puxuri (semente amazônica), ingredientes brasileiros pouco usados no dia a dia do público.

“Tanto o Felipe Bronze como a Janaina Torres Rueda já eram meus conhecidos por serem alguns dos meus ídolos na gastronomia, e amei conhecer o maravilhoso chef Emmanuel Bassoleil”, revelou sobre os especialistas do reality.

Publicidade

Felipe prometeu uma visita ao restaurante de Nara, e Janaina se emocionou na despedida da baiana: "Você pode se superar muito, e eu quero que você se enxergue em mim, e eu quero me enxergar em você como uma grande cozinheira brasileira”, disse a jurada.

Um ponto negativo do programa para Nara, foi a convivência com o conterrâneo Eduardo Moraes. A chef disse que o adversário perguntou sobre o prêmio que ela havia recebido após vencer a primeira prova do programa. Nara ganhou R$10 mil e uma visita ao restaurante Braza para conhecer o chef Giovanni Renê, com três convidados. Ela escolheu Arturo Baéz, Nanda Crioula e Jamile.

Nara conheceu o último campeão do reality, Giovanni Renê
Nara conheceu o último campeão do reality, Giovanni Renê Nara conheceu o último campeão do reality, Giovanni Renê

“Nessa conversa, ele me chamou de cobra, me igualando ao temperamento dele próprio, pois citou que nós dois éramos as duas cobras do grupo”, explicou. Nara falou que Nanda Crioula chorou com a situação: “Essa postura dele me desagradou desde o início.”

Apesar da treta, Nara saiu com R$20 mil no bolso, resultado de duas provas bem-sucedidas, e já tem planos para esse dinheiro: “Vou guardar por um tempo, para gastar em uma viagem internacional de algum país que eu ainda não conheça, como a Itália, por exemplo”, disse empolgada.

Para os futuros chefs de cozinha, Nara deixou um recadinho valioso: “Tenham foco e determinação, não é uma profissão fácil, necessita de muita dedicação!”

Curtiu saber um pouco mais sobre a história da Nara? Aproveite para testar a receita de sorrentino de espinafre da chef! Use a #EuTopChef e mostre o resultado da receita nas redes sociais, seu prato pode aparecer no site oficial, na TV, ou nas redes sociais do programa.

O Top Chef Brasil 4 vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.

Relembre a passagem de Nara Amaral no reality:

" gallery_id="64d5784c1df97b2e7900005b" url_iframe_gallery="recordtv.r7.com/topchef-brasil-4/entrevistas/e-um-dom-afirma-chef-nara-amaral-sobre-habilidade-culinaria-16082023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.