Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Top Chef Brasil 4
Publicidade

"O tucupi corre nas minhas veias", brinca Arturo Baéz após Top Chef Brasil

Chef paraense compartilhou projetos futuros e relembrou a passagem pelo reality show culinário da Record TV

Entrevistas|Bianca Barbosa, do site oficial

Arturo Baéz apresenta a culinária amazônica para outros estados do Brasil
Arturo Baéz apresenta a culinária amazônica para outros estados do Brasil Arturo Baéz apresenta a culinária amazônica para outros estados do Brasil

Ficou um gostinho de “quero mais” para Arturo Baéz no Top Chef Brasil 4. O paraense foi o terceiro eliminado do reality, e apesar da vontade de mostrar mais sobre a culinária amazônica, o chef se sente orgulhoso e honrado de ter representado a região Norte no programa comandado por Felipe Bronze, que tem como jurados Emmanuel Bassoleil e Janaina Torres Rueda.

Arturo fala com carinho dos ingredientes da Amazônia, e trabalha duro para que a gastronomia paraense ultrapasse as barreiras regionais: “Quero mostrar que cabem na mesa de qualquer lugar, harmonizam muito bem em vários tipos de preparo e em muitos segmentos da gastronomia”, explicou o chef.

Entre todas, a iguaria preferida de Arturo é o tucupi, caldo saboroso extraído da raiz da mandioca brava: “O tucupi corre nas minhas veias”, brincou.

Pará na Bagagem

Para que os insumos da Amazônia sejam cada vez mais difundidos, é necessário que as pessoas provem e se encantem. Por isso, Arturo criou o projeto “Pará na Bagagem”, que consiste em rodar pelo Brasil apresentando a culinária paraense em feiras e eventos gastronômicos.

Publicidade
Bregão de Dois é a versão de Arturo do clássico Baião de Dois
Bregão de Dois é a versão de Arturo do clássico Baião de Dois Bregão de Dois é a versão de Arturo do clássico Baião de Dois

A ideia nasceu há dois anos e meio, em parceria com o Sebrae e as Secretarias de Turismo de Parauapebas e do Estado do Pará. O projeto inicial era apenas documentar em vídeo a viagem, mas o resultado foi muito maior: “Rodamos 16 estados e mais de 100 mil quilômetros de carro. Levando em cada viagem, 400 até 500 kg de insumo".

O prato “Bregão de Dois”, que fez Arturo garantir sua vaga no Top Chef Brasil, já foi servido mais de 12 mil vezes durante o projeto!

Publicidade
“O reality foi a maior experiência da minha carreira”

Logo na primeira prova do programa, que definiria qual participante seguiria no reality, Arturo teve uma grata surpresa: “Me emocionei muito ao ver a foto do meu pai lá”, contou o chef sobre a decoração escolhida para recebê-lo na estreia do Top Chef Brasil.

“A melhor parte foi me dar conta que estava no maior reality de gastronomia do mundo, representando a região Norte e representando a minha família, especialmente meu pai”, disse emocionado. Apesar do herói de Arturo não estar mais aqui, foi o responsável pelo participante ser cozinheiro, e posteriormente, chef de cozinha.

Publicidade

Além da emoção de ver fotos da sua vida, Arturo se realizou profissionalmente ao conhecer os jurados do reality: “Foi a maior experiência da minha carreira. Amei conviver com eles. Emmanuel Bassoleil é um lord, a Janaina Torres Rueda, um amor de pessoa, e o Felipe Bronze é uma máquina, o cara é muito bom no que faz”, elogiou.

Na opinião do paraense, o programa une visibilidade, convivência com outros chefs renomados e o contato com o trio especialista, “o ponto alto” do reality.

Arturo já era fã do Top Chef, e assistiu à todas as temporadas anteriores: “Poder jantar com Giovanni Renê foi uma experiência fantástica”, comentou sobre o último vencedor do programa.

“No Top Chef não existe perdedor, uns ganham mais e outros menos, mas todos ganham”, avaliou.

Futuro

Arturo pretende apresentar a gastronomia para todos os filhos
Arturo pretende apresentar a gastronomia para todos os filhos Arturo pretende apresentar a gastronomia para todos os filhos

Pai de cinco filhos, Arturo se emociona ao falar da família: “São meu maior combustível para continuar cozinhando, fazendo o que eu amo”.

A primogênita, Giovanna, já faz doces para vender na escola. E o segundo filho, Bernardo, acompanha o pai nos eventos. Os dois estão seguindo os passos de Arturo, que pretende mostrar a culinária aos mais novos, Vitor, Valentina e Yasmin, no tempo certo: “É bom eles entenderem o que o pai faz para sobreviver”, explicou.

E em casa de cozinheiros, qual será o carro-chefe do Dia dos Pais? “Vai ser churrasco, apesar de ser do Norte, acho que o churrasco está presente na vida de todo brasileiro”, pensou Arturo. Ele pretende assar peixe fresco na brasa, e cozinhar salada de feijão-manteiguinha. Todos vão colocar a mão na massa!

Para finalizar, Arturo deu a dica de milhões para os próximos participantes do reality: “Estude muito, tente pegar o máximo de referências, prove tudo o que te oferecerem e seja bastante organizado”, elencou.

Pensando no futuro, o chef pretende continuar o projeto Pará na Bagagem e criar um restaurante focado em gastronomia amazônica: “O restaurante sai em 2024, e antes disso, eventos e feiras de gastronomia com o projeto!”

Curtiu acompanhar a história de Arturo? Você não perde por esperar as próximas emoções de Top Chef Brasil 4! O programa vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na Record TV. Acompanhe as novidades do reality no site oficial e os episódios completos no PlayPlus.com!

Relembre a passagem de Arturo no reality:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.