Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Nós mulheres podemos ser e fazer o que quisermos", afirma Lorena Lacava

A ex-Top Chef comentou a passagem pelo reality e falou sobre seu amor pela gastronomia

Entrevistas|Bianca Barbosa, do site oficial

Lorena Lacava mostrou a força das gurias e chegou até a semifinal do Top Chef Brasil 4
Lorena Lacava mostrou a força das gurias e chegou até a semifinal do Top Chef Brasil 4 Lorena Lacava mostrou a força das gurias e chegou até a semifinal do Top Chef Brasil 4

Lorena Lacava sabe o que quer e se esforça ao máximo para conseguir, essa qualidade da gaúcha ficou nítida ao longo do Top Chef Brasil 4. Ela inspirou o público a correr atrás dos seus sonhos, principalmente as mulheres, que somam a maioria dos comentários nas redes sociais de Lorena, quase todos com uma palavra em comum: inspiração.

A chef nasceu na divisa do Brasil com o Uruguai, em uma cidade gaúcha chamada Santana do Livramento, ou “linha”, para os moradores. Por lá, Lorena cresceu rodeada pela influência dos ingredientes sulistas e uruguaios, e se apaixonou pela culinária.

“Eu sempre gostei de cozinhar, a comida sempre me trouxe muitas memórias afetivas. Por ser do interior e morar muito tempo no campo, eu aprendi a cozinhar desde pequena, cozinha é lugar de amor e cuidado para mim”, explicou.

Lorena se formou em Medicina Veterinária, mas sempre gostou de estudar assuntos novos, somente para ter conhecimento e técnicas, por isso iniciou diversos cursos na área da gastronomia, mesmo sem pensar em trabalhar com isso: “Os professores me incentivaram muito e eu comecei a me arriscar, primeiro fazendo pão e vendendo para amigos, depois na rua. Vendia tanto pão que acabei abrindo um café e aí tudo começou de fato.”

Publicidade

No Top Chef Brasil, Lorena mostrava suas raízes em todos os pratos que servia. Segundo a competidora, a comida é uma expressão de quem ela é, e suas origens são presentes e fortes no dia a dia: “Não consigo não mostrar elas nos meus pratos. Acredito que cozinhar também é uma forma de arte e minha inspiração sempre tem um toque de onde eu vim e dos elementos que me remetem às minhas origens”, revelou.

Ela foi uma das participantes que cozinhou mais vezes em provas, isso porque estava presente em praticamente todos os Desafios de Eliminação: “Fiquei feliz em poder mostrar minha comida muitas vezes e acho que isso me ajudou bastante a chegar tão longe no programa. Fiquei íntima do espaço da cozinha, sabia onde estavam todos os utensílios e ingredientes, no final do programa já estava ‘em casa’ na cozinha”, brincou.

Publicidade

Para o público, Lorena mostrava ser uma mulher de personalidade forte, líder nata que inspirava mulheres dentro e fora do reality: “Criei o Churras das Gurias com o intuito de mostrar que nós mulheres podemos ser e fazer o que quisermos, que não existem regras e que se acreditarmos em nós mesmas podemos chegar a lugares inimagináveis. Sou a prova viva disso e saber que essa minha força e determinação podem inspirar outras mulheres faz com que todas as dificuldades e batalhas que travei até agora tenham valido a pena”, contou a semifinalista.

"...se acreditarmos em nós mesmas podemos chegar a lugares inimagináveis. Sou a prova viva disso"

(Lorena Lacava)

O projeto do Churras das Gurias une os dois mundos de Lorena: gastronomia e veterinária. É um curso de churrasco, inicialmente para mulheres e agora para todos os gêneros e também online. “A ideia é juntar meu conhecimento de produção bovina e carne, como médica veterinária e técnicas de assado e finalização de carnes na brasa. Mostrando todo o processo do campo ao prato.”

Publicidade

Aos fãs que querem conhecê-la, Lorena concentra a maior parte do tempo no próprio restaurante, o Terroah, localizado em Guarapuava (PR): “Porém, estou com muitos eventos pelo Brasil e fora. Pretendo levar para muitos lugares minha gastronomia de ‘fogo’, e se encontrar parceiros pelo caminho, levar também meu restaurante para grandes centros”. Como disse Felipe Bronze, a chef “é uma mestra no que faz”, o sucesso é resultado da competência e talento da “guria”.

Você pode rever todos os conteúdos do Top Chef Brasil 4 no site oficial do reality. Assista aos episódios completos no PlayPlus!

Relembre a trajetória de Lorena:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.