Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Top Chef Brasil 4

"Cresci rodeada de mulheres fortes", conta Nanda Crioula sobre suas raízes na culinária

A paulista falou sobre a experiência no Top Chef Brasil e planos para o novo restaurante

Entrevistas|Bianca Barbosa, do site oficial

O sorrisão é a marca registrada de Nanda Crioula e cativou os jurados do Top Chef Brasil 4
O sorrisão é a marca registrada de Nanda Crioula e cativou os jurados do Top Chef Brasil 4

Nanda Crioula tem um jeitinho todo especial de encantar as pessoas ao seu redor, dom importante para as duas profissões, professora e chef de cozinha, que se unem na sala de aula. A paulista esbanjou carisma no Top Chef Brasil, fez pratos muito elogiados pelos jurados, mas acabou saindo do jogo na quarta semana do reality.

“Eu cresci rodeada de mulheres fortes, maravilhosas e guerreiras”, disse a chef. Os pais se separaram quando Nanda era criança, e por trabalharem bastante, ela passou boa parte da infância na casa da avó paterna Ruth, e dos avós maternos, Geni e Antônio: eles foram a grande referência da chef na culinária.

Nanda revelou que sempre foi uma “criança gulosa”, e gostava de estar perto das panelas para experimentar as delícias que a família preparava: “Até que tive interesse de aprender mais, e pedi para o meu avô ensinar a fazer meu primeiro arroz. Acho que tinha 12 anos, e desde lá, não parei mais de cozinhar”, lembrou.

A paulista se formou em Gastronomia, fez pós-graduação em Cozinha Brasileira e, hoje em dia, atua como professora de culinária, dá consultorias, faz serviços de personal chef e cuida do próprio negócio, o “Jeitinho Crioula”.


Na estreia do programa, Nanda foi recebida por uma bancada personalizada com a história dela: tinham livros, uma lousa com receitas e fotos da família. A chef ficou emocionada: “Sempre tive o sonho de fazer parte do aprendizado das pessoas, e hoje, através das aulas, influencio meus alunos no empreendedorismo gastronômico. Isso é poder realizar sonhos! Não tem preço que pague. Sou imensamente grata”, afirmou.

Sobre o Top Chef Brasil

Ela revelou que é fã dos três jurados do programa, Felipe Bronze, Emmanuel Bassoleil e Janaina Torres Rueda: “Pessoas que sabem o que estão falando, para mim foi uma honra conhecê-los!”


Nanda é adepta da cozinha ancestral
Nanda é adepta da cozinha ancestral

A paulista foi uma das poucas participantes que se atreveram a fazer sobremesas, mas ela garante que apesar da fama, não é confeiteira: “Sou cozinheira e tento fazer um pouco de tudo! Minha identidade é cozinha ancestral, mas por já ter participado de um reality de doce, todos me taxaram como confeiteira”, explicou.

Ela gostaria de ter mostrado seu potencial com outros pratos: “Queria era fazer minha cozinha raiz... mas sempre acontecia de acabar ficando no doce. Não acho ruim, porque ali tudo muda”, afirmou.


Durante as provas em grupo, Nanda parecia um pouco desconfortável, questionada pelo site oficial, ela explicou o motivo: “Eu me senti várias vezes acuada! Não deixei de ser eu, mas em certos momentos também não conseguia me impor como deveria, me sentia real em um ambiente fora do meu habitual”, disse.

Na opinião de Nanda, vários adversários não quiseram conhecê-la: “Também tive uma certa "preguiça”, sabe? De ter sempre que provar algo. Em alguns momentos, me senti um peixe fora d'água!”

“Ter saúde mental é a peça chave para o jogo”

(Nanda Crioula)

Para preservar a saúde mental, a paulista ignorava algumas atitudes, evitando 'explodir' com os competidores. “Ter saúde mental é a peça-chave para o jogo”, avaliou Nanda. Se pudesse voltar no tempo, a cozinheira seria 'muito mais firme' e seguiria sua intuição, e deixaria o coração de lado para jogar.

Mesmo com a saída precoce, Nanda está recebendo muito carinho do público nas redes sociais: “Muita energia linda e um carinho maravilhoso.”

Sobre o futuro, a chef tem vários planos. Ela pretende se dedicar ao “Jeitinho Crioula”, aproveitar as oportunidades de trabalho e planeja novidades: “Está vindo muita coisa linda! Em 2024, vou ter um novo empreendimento, hein? (risos). Estou aproveitando tudo que está vindo. Sou extremamente feliz e grata por essa oportunidade!”

Curtiu saber mais sobre a vida da Nanda Crioula? Continue acompanhando o Top Chef Brasil, todas as quartas e quintas, às 22h45, na tela da Record TV. Fique por dentro das novidades do programa no site oficial e acompanhe os episódios completos no PlayPlus.

Relembre a trajetória da Nanda no reality:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.