O voto na Correio: primeiro turno acabou e a TV Correio mostrou tudo
Milhões de paraibanos assistiram à maior cobertura eleitoral do estado
TV Correio|Record TV Emissoras

Foram três meses de entrevistas exclusivas, reportagens e programas especiais que culminaram em mais de 50 horas de conteúdo exclusivamente destinados às eleições. A TV Correio, afiliada da Record TV, a 98,3 FM e o Portal Correio, afiliado do R7, configuraram a maior cobertura multiplataforma do estado. Todos os posicionamentos, bastidores e o voto a voto no dia das eleições foram pautas e reportagens, além de gerarem conteúdo, também, para as redes sociais. No dia 2 de outubro, a Paraíba celebrou a sua democracia, e o Sistema Correio mais uma vez, se fez presente neste momento histórico.
Desde o início do ano, a equipe de jornalismo se reunia para definir cada detalhe em busca de realizar a maior e melhor cobertura das eleições do pleito de 2022. Já em agosto, a TV e a Correio FM entrevistaram os candidatos ao senado e ao governo do estado. Hermes de Luna, Victor Paiva e Lázaro Farias, foram os responsáveis por darem voz aos questionamentos da população. Em setembro, Linda Carvalho e Hermes de Luna estrearam, nos sábados na TV Correio, o programa especial “O Voto Na Correio", que realizou um apanhado dos acontecimentos da semana eleitoral. Os apresentadores receberam colunistas e comentaristas políticos que avaliaram cada detalhe das campanhas no estado.
No Jornal da Correio, Linda Carvalho apresentou “Eleitores”, uma série de reportagens especiais expondo ao telespectador o perfil, o histórico e as principais características do eleitorado paraibano. “Existe uma necessidade do cidadão de se entender como parte de um corpo social tão fundamental para a vida democrática como o eleitorado, e tenho certeza que essa série de reportagens foi um excelente espaço para que isso acontecesse." explicou a apresentadora e jornalista.

O Portal Correio produziu durante o pleito de 2022, mais de 400 publicações repercutindo as entrevistas realizadas nos outros meios do grupo, além de realizar uma cobertura completa e detalhada sobre as eleições. Nas redes sociais, posts, stories e reels foram utilizados para divulgar os programas e acompanhar os bastidores da cobertura e da marcha de apuração.
Os debates do Sistema Correio, mais uma vez, foram destaque entre os demais do estado. Na Correio FM, os candidatos ao governo se enfrentaram durante duas horas no dia 28 de setembro e os candidatos ao senado também se encontraram na 98,3 FM, no dia 29 de setembro. Na TV Correio, com mediação de Hermes de Luna, os postulantes ao Palácio da Redenção se enfrentaram no dia 29, e durante duas horas expuseram suas propostas e ideias na busca de convencer cada eleitor. Todos os debates estão disponíveis nos canais do Youtube do Sistema Correio.
No dia das eleições, 2 de outubro, três milhões de paraibanos foram às urnas e a cobertura do Sistema Correio começou junto à abertura das zonas eleitorais. Na rádio, mais de quinze horas de programação foram destinadas às análises, comentários e todos os resultados que chegavam em tempo real. Na TV, em duas edições, às oito e às dez da manhã, Linda Carvalho e Hermes de Luna apresentaram O Voto na Correio Especial, analisando o processo de votação por todo estado e dando as últimas informações para que o eleitor não se surpreendesse na hora de votar. Durante todo dia, flashes ao vivo foram ao ar, com repórteres espalhados pelos mais diferentes locais de votação.

“Esse primeiro turno das eleições consagrou mais uma vez a nossa cobertura como a maior do estado. Transmissões on-line, podcasts, programas especiais, sabatinas e debate. Todo o esforço coletivo de uma equipe aguerrida que não deixou de abordar nenhuma pauta, que foi a fundo em todos os assuntos de interesse do eleitor”, avaliou Hermes de Luna, apresentador e editor de política.
E às cinco da tarde, foi ao ar no canal do Youtube da TV Correio, uma transmissão com Linda Carvalho, Hermes de Luna e o comentarista político José Vieira Neto, que durante cinco horas, analisaram cada resultado e reação. No fim da noite, o Boletim Especial foi ao ar na TV, oficializando todos os resultados. “Foi uma maratona que envolveu dezenas de profissionais que prestaram um serviço fundamental à democracia paraibana, me sinto ainda mais honrada em fazer parte da família Correio” comentou a Diretora da TV Correio, Paula Gentil.