Bernardo Busnello reflete sobre retorno a Reis como Atai: ‘Maturidade’
Ator retorna à trama como um dos príncipes de Judá e comenta trabalho ao lado de Gabriel Vivan e Mharessa
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial
Há dois anos, Bernardo Busnello estreava na TV como Ozém na quarta temporada de Reis, A Escolha. A Divisão, décima primeira fase da superprodução, marcou o retorno do ator à trama.
Mais maduro, Bernardo contou ao site oficial como tem sido a volta à série, além de destacar as principais coincidências, como interpretar novamente um dos irmãos de Gabriel Vivan na trama, e também contracenar com a namorada, Mharessa.
Além disso, o ator compartilhou como funciona seu processo como artista plástico, lado cada vez mais explorado por Bernardo.
“Foi uma expectativa muito grande quando descobri que voltaria [a trama]. Fiquei muito curioso e interessado em entender como seria contar uma história diferente sete temporadas depois. Foi uma mistura de felicidade, euforia e curiosidade”, contou.
Bernardo aproveitou para compartilhar as principais diferenças entre o profissional que o público vê na série agora e aquele que estreava há dois anos na TV.
“O que mais mudou foi a maturidade. Na quarta temporada era meu primeiro trabalho na televisão. Sinto uma diferença interna muito grande, essa responsabilidade de como contar uma história de época. E com certeza a minha visão de quem sou como artista mudou muito”.
Em A Escolha, Bernardo viveu Ozém, um dos irmãos de Davi (Gabriel Vivan), e em A Divisão, o ator interpreta Atai, um dos príncipes de Judá, filho de Roboão (Heitor Martinez) e Maaca (Juliana Knust).
“O Ozém era de uma família comum, mas ele não tinha um papel tão importante para contar a história da série. Agora como Atai, carrego uma responsabilidade, sinto um peso maior porque como ele faz parte do reinado, cada um dos irmãos tem um papel na organização desse reino. E o Atai é um estrategista nato. É um homem que tem um olhar diferente em relação às situações que enfrenta, tem uma paciência maior e é bem menos reativo que os outros príncipes”, definiu o ator.
Trabalho com Gabriel Vivan e Mharessa
A partir da décima primeira temporada de Reis, Bernardo voltou a trabalhar com Gabriel Vivan, e por coincidência, novamente como irmão, o que permitiu com que os atores aprofundassem a amizade dentro e fora de cena.
“O Gabriel se tornou um irmão de vida para mim. Somos muito próximos, ele é um dos meus melhores amigos. Sabia que trabalhar com ele seria muito prazeroso, pois temos uma troca muito boa e sincera, nos ajudamos muito. É um prazer gigante”, apontou.
Quem também está em cena com Bernardo novamente é Mharessa, sua parceira na vida real. Em A Escolha, a atriz viveu Ainoã, que era interesse romântico inicial de Ozém, mas que se casa com Davi. Agora, Mharessa vive Ana, esposa de Abias e cunhada de Atai.
“Amamos contracenar juntos, ficamos muito felizes. A opinião dela é muito importante para mim. É mais fácil ter essa troca, é muito valioso trabalhar com que você ama, nós nos respeitamos muito”, afirmou o ator.
Artes plásticas e atuação
Nas redes sociais, Bernardo compartilhou alguns dos quadros que faz quando não está atuando. O ator sempre teve uma veia artística aguçada, mas decidiu explorar o lado desenhista e mostrá-lo aos fãs somente no último ano.
“Amava desenhar quando criança e meu pai comprou um livro que ensinava as técnicas. É algo que carrego comigo há muito tempo. Ano passado voltei a fazer coisas particulares, o pessoal gostou e comecei a divulgar. Não sei até onde vai nem como posso dividir esses dois caminhos. Não tem como não conflitar porque se assemelham, mas é algo que me faz muito bem também, consigo expressar minha criatividade”, revelou.
Apesar de se assemelharem e se complementarem, os processos de criação são diferentes entre atuação e a pintura e o desenho:
“Quando faço quadros é bem diferente do meu processo criativo como ator. É mais espontâneo. Na atuação é diferente, leio e estudo mais, demoro alguns dias, mas diria que minha visão criativa é parecida para os dois”.
Sobre A Emboscada, décima segunda temporada da série, Bernardo adiantou que o público pode esperar uma reviravolta gigante e conflitos que ninguém imagina que vão acontecer. “Vai deixar os fãs com o coração na boca. Quero ver a reação das pessoas”.
A décima segunda temporada de Reis, A Emboscada, estreia em 2025 na RECORD e já está disponível no Univer Vídeo.