Vice-Presidência de Jornalismo da Record TV cria iniciativa para a realização de workshops nas Emissoras da Rede
Os encontros abordam os principais pilares para a transmissão de uma comunicação oral com qualidade
Record Emissoras|Record TV Emissoras
De maneira a construir uma narrativa humanizada na transmissão da mensagem ao telespectador da Record TV em todo o país, através da iniciativa criada pela Vice-Presidência de Jornalismo da Record TV, representada pelo executivo Rafael Perantunes, da Diretoria de Apoio a Gestão e Conteúdo, que iniciou no primeiro trimestre de 2022, o projeto “Qualidade da Comunicação oral no Jornalismo da Record TV”.
Este projeto tem como objetivo a realização de workshops para enfatizar os principais pilares para a transmissão de uma comunicação oral com qualidade. A comunicação oral é típica do ser humano e está estabelecida em todas as áreas em que se relaciona e precisa se comunicar: do pessoal ao profissional, do político ao econômico ou comercial. As pessoas não querem apenas serem informadas, elas querem ser parte da história e para isto, não basta apenas comunicar é necessário construir uma estratégia para que a história seja humanizada e desperte uma conexão mais profunda com o telespectador da Record TV.
Neste primeiro trimestre a equipe de jornalismo da Record TV SP, composta por Vanessa Pedrosa Vieira, Fonoaudióloga, e Gabriela Comis, Consultora Visual do Jornalismo, realizou 3 Workshops com o encontro de profissionais, entre eles, repórteres, apresentadores e jornalistas das emissoras: Record TV Litoral, Record TV Rio e Record TV Minas.

Para Vanessa Pedrosa Vieira, Fonoaudióloga, estes encontros estão, cada vez mais, despertando nos participantes um olhar mais atento com a qualidade da comunicação oral, cuidados com a narração, com a dicção, com a voz e com a construção da mensagem, ou seja, como criar um texto com precisão e maior assertividade com o nosso telespectador. “Os participantes sabem que podem contar com o apoio da Rede para que desenvolvam uma melhor comunicação e entendem que a Record TV prima por uma clareza e assertividade com o seu telespectador”, disse Vanessa.
Suely Omura, Gerente de Jornalismo da Record TV Litoral, comentou que se pudesse resumir este workshop seria “simplesmente gratidão”, pois cada colaborador teve oportunidade de passar por uma avaliação individual o que contribuiu muito para sua autoconfiança e num curto espaço de tempo já houve mudanças positivas nos repórteres e apresentadores.
“Muito bacana poder contar com uma profissional que entende a Fonoaudiologia de uma forma mais ampla se atentando ao storytelling e a escolha de palavras”, disse Anabel Reis, Repórter da Record TV Rio, que participou do treinamento e já solicitou o apoio do time da Record TV SP para conduzir sua reportagem.

“Os conhecimentos transmitidos irão favorecer uma melhora geral no padrão de qualidade das entregas feitas pelos repórteres e apresentadores. Além de todos esses ganhos, as trocas realizadas entre as equipes e as profissionais foram muito positivas e contribuíram para uma melhora na motivação e engajamento do grupo”, disse Cristina Paiva, Fonoaudióloga responsável da Record TV Minas.
“Este projeto é fundamental para uma comunicação assertiva e eficiente, sempre respeitando as particularidades e destaques regionais de todas as Emissoras da Rede”, disse André Dias, Superintendente de Rede da Record TV que apoia e fomenta projetos que aprimoram a Comunicação da Record TV com as Emissoras da Rede.
Divulgação Record TV Emissoras - Encontro na Record TV Minas
Divulgação Record TV Emissoras - Encontro na Record TV Minas















